Campanha

Hospital Universitário realiza ações no Dia Mundial do Rim

“Prevenção da doença renal começa na infância! ” é o tema deste ano; por isso as escolas são um dos principais pontos de divulgação

O Estado Online

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
(ufma)

Com foco em alertar a população para a adoção de hábitos saudáveis desde a infância, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) traz como tema para o Dia Mundial do Rim, “Prevenção da doença renal começa na infância! ”. A data é comemorada sempre na segunda quinta-feira de março e neste ano será nesta quinta-feira (10), com ações que serão realizadas em todo o mundo, e o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Unidade de Nefrologia e do Centro de Prevenção de Doenças Renais, não poderia ficar de fora.

Profissionais e residentes desses setores juntamente com os acadêmicos das Ligas de Hipertensão Arterial (LHA) e de Afecções Renais (LARe) da UFMA estarão desenvolvendo ações em dois locais. Pela manhã, às 9h30, a escola comunitária Nossa Senhora de Fátima, localizada na Vila Embratel, receberá a equipe acompanhada da superintendente do hospital, Joyce Santos Lages e da nefrologista Janeide Alves no qual desenvolverão uma ação educativa com as crianças. Na ocasião, além dos esclarecimentos por meio de pequenas palestras, será apresentado também um teatro de fantoches abordando o tema de forma lúdica.

Pela tarde, outra equipe estará a partir do meio-dia até às 19h no hall da praça de alimentação do Shopping da Ilha também desenvolvendo uma ação educativa por meio da distribuição de informativos, aferição de pressão arterial, avaliação do IMC (índice de massa corporal) e também com profissionais e acadêmicos orientando sobre os hábitos simples que podem garantir a saúde dos rins, uma vez que a Doença Renal Crônica é silenciosa e afeta consideravelmente a qualidade de vida.

Nos dias 30 e 31/03, a ação educativa também será realizada na Unidade de Ensino Básico Mário Andreazza, situada no bairro da Liberdade, das 15h às 17h.

Por que é preciso prevenir a Doença Renal desde cedo:

A doença renal crônica em crianças afeta o crescimento, o desenvolvimento cerebral e a expectativa de vida;

O tratamento é difícil, caro e trabalhoso;

A progressão da Doença Renal pode ser restaurada, desde que o diagnóstico seja feito a tempo para a adoção de medidas apropriadas;

O diagnóstico da DRC em crianças no Brasil na maioria das vezes é tardio i incompleto;

A Doença Renal Crônica na infância é diferente dos adultos, e o tratamento é mais delicado.

Dicas de ouro

Tenha hábitos alimentares saudáveis

Não fume

Controle seu peso

Controle a pressão arterial

Beba água

Não tome medicamentos sem orientação médica

Se for diabético ou tiver histórico de diabetes na família, controle glicemia (açúcar no sangue) regularmente

Pratique atividade física regularmente

Sugestões:

Dia:10/03

Horário: 09h30

Local: Escola Comunitária Nossa Senhora de Fátima

Entrevistada: nefrologista Janeide Alves

Dia:10/03

Horário: à tarde

Local: Shopping da Ilha ( na praça de Alimentação)

Entrevistadas: nefropediatras Ivana Ferro e Lorena Andrade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.