Domingo de ouro
Um dos restaurantes mais movimentados de domingo em São Luís foi o Frango de Ouro, na Ponta d’Areia.
Por lá, foram vistos saboreando os deliciosos quitutes criados por Alderico Machado e preparados sob a supervisão de sua filha Silvana, Ana Lúcia e Amaro Santana Leite, Tiana e Clorisval Gomes Pereira, Luiz Raimundo Campos Paes e Déia com a filha Izabella Trinta Paes, Cleide Teixeira com a filha Viviane e o neto, entre muitos outros.
A casa mantém um serviço decente e uma culinária cujos quitutes são de dar água na boca.
Janela mais ampla I
Era setembro quando a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei da Reforma Política, aprovada pelo Congresso Nacional, a qual definia, entre os vários pontos, as regras para mudança de partido político sem risco de perda de mandato.
A permissão, até então, prevista, deveria se dar dentro dos 30 dias antes do prazo final de filiação – que ficara estabelecido em seis meses antes da eleição.
O detalhe é que a autorização valeria apenas para políticos em término de mandato.
Quatro meses depois, a referida norma já está ultrapassada e será substituída por uma janela mais ampla, aprovada por senadores no último dia 9 de dezembro, quando o Senado validou parte da PEC 113/2015, permitindo a troca partidária para todos detentores de mandato eletivo, sem restrição relativa ao tempo do exercício.
Pela PEC, as mudanças ficam permitidas, nos 30 dias seguintes à promulgação da Emenda Constitucional. A data da promulgação ainda não foi anunciada. Deputados
estão na expectativa.
Janela mais ampla II
Deputados e senadores lembram que não há pressa para promulgação da Emenda, uma vez que, após promulgada, só haverá 30 dias de prazo para que as travessias sejam realizadas.
Parlamentares, no entanto, estão certos de que estarão acobertados, uma vez que o presidente, Renan Calheiros, em acordo interno com os senadores, já garantiu a vigência da “janela partidária”.
Para aprovar a janela partidária, antes restrita a vereadores, já que a regra se aplicava a quem estava em fim de mandato, Renan Calheiros e o senador Antônio Carlos Valadares citaram
o caso do Partido da Mulher Brasileira - que só contabilizava duas mulheres. O Partido da Mulher Brasileira foi usado como referência porque possuía 20 deputados, dos quais só duas mulheres. Apontou-se a criação do partido como “manobra”.
Livro de Francisco
O Papa Francisco vai lançar, amanhã, o livro “O Nome de Deus é Misericórdia”, produzido em parceria com o vaticanista Andrea Tornielli. Na obra, o pontífice analisa que a corrupção é pecado. O texto, que não é longo e pode ser lido em algumas horas, relata trechos de conversas entre Tornielli e Francisco, que aconteceram em julho de 2015.
Em um deles, escreve: “Não é preciso aceitar o estado de corrupção como se fosse apenas mais um pecado. Embora muitas vezes se identifique a corrupção com o pecado, na realidade trata-se de duas realidades diferentes, apesar de interligadas”.
E mais: “O pecado, sobretudo se reiterado, pode levar à corrupção, mas não quantitativamente – no sentido de que um determinado número de pecados não faz um corrupto–, quando muito qualitativamente: criam-se hábitos que limitam a capacidade de amar e levam à autossuficiência. O corrupto cansa-se de pedir perdão e acaba por acreditar que não deve pedir mais”.
Desdobramentos
Uma coisa passou a preocupar o Palácio do Planalto neste início de ano: os desdobramentos da Operação Lava Jato. A expectativa da articulação política do governo era de um período de calmaria em janeiro. Isso permitiria aproveitar o recesso parlamentar para recompor pelo menos parte da base aliada no Congresso Nacional. Principalmente, para enfrentar o processo de impeachment contra a presidente Dilma.
Mas há o reconhecimento no governo de que essa estratégia foi atropelada já nos primeiros dias de 2016. A revelação de mensagens trocadas entre o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, autoridades
e políticos tirou a tranquilidade necessária para que o Executivo pudesse trabalhar para recuperar a governabilidade.
Coleção com hijabs e abayas
Leslie Trovão, proprietária do restaurante Al Khalifa, disse que será a primeira maranhense a adotar as peças da nova coleção de hijabs e abayas (vestimentas usadas por mulheres árabes) da marca de luxo Dolce & Gabbana. A coleção, sem dúvida, é um devaneio em meio às dunas do deserto e aos céus do Oriente Médio. Uma história visual encantadora sobre a graça e a beleza das mulheres árabes.
TRIVIAL VARIADO
Murilo Albuquerque desembarca em São Luís na próxima quinta-feira especialmente para prestigiar, no sábado, o casamento de Camila Belo Mendes, neta de Marilena e Zeca Belo.
Uma grande caravana de amigos do senador Mauro Fecury vai ao Rio de Janeiro na próxima sexta-feira para comemorar a nova idade dele, que estará recebendo com Ana Lúcia para uma festa inspirada nos anos 1960.
Quem andou mudando de idade no domingo foi Virgínia Duailibe. Ela comemorou a data na intimidade da família com o marido, desembargador Ricardo Duailibe, os filhos, o genro e o neto.
O “feeling” do ex-presidente Lula está indicando que a tese do impeachment está “morta”, porém não “sepultada”, o que exigirá de Dilma atenção redobrada quando o Congresso Nacional voltar do recesso.
Mais uma antecipação de liquidações de janeiro. Lojas como Marisa e Insinuante deram início às promoções do início do ano. A nova onda tenta espantar a crise
do comércio em 2015.
A marca Motorola deixará de ser usada.
Os celulares da companhia agora serão chamados apenas de Moto ou Vibe, mas muitos continuarão com o M.
DE RELANCE
Casamento no sábado
Um dos grandes acontecimentos sociais de janeiro será o casamento, no próximo sábado, 16, de Camila Belo Mendes e Leonardo Campos da Silveira Leite, filhos, respectivamente, de José de Ribamar Sousa Mendes e Raquel Rosa Belo e de Bernardo de Jesus Araújo da Silveira Leite e Dilma Campos da Silveira Leite. A cerimônia será realizada às 20h, na Capela da casa de eventos Palácio Luís XIII, seguida de recepção em grande estilo, no salão de festas.
Pode atravessar...
Em meio à expectativa pela “janela partidária”, aprovada em dezembro pelo Senado e prestes a ser promulgada, uma resolução interna do PDT prega que o partido só apoiará candidatos que votarem nos deputados federais da sigla. Entre pedetistas, o entendimento dominante é o de que o partido precisa de deputados na Câmara Federal, uma vez que o tamanho da bancada determina tempo de TV e fundo partidário.
Proposta da Rede
A ex-senadora Marina Silva praticamente saiu de cena após a Rede Sustentabilidade ter obtido o registro no TSE. Esperava-se dela exatamente o oposto, ou seja, um protagonismo mais acentuado na cena política nacional, onde pontificam temas como o impeachment de Dilma, a cassação de Eduardo Cunha e o escândalo da Petrobras. No fim semana, todavia, a ex-senadora reapareceu no noticiário com uma proposta radical: a cassação pelo TSE da presidente Dilma Rousseff e do seu vice Michel Temer por suposto abuso de poder político e econômico.
Amigos reunidos na noite
A noite de sábado no restaurante Gaia parecia um ponto de encontro de gente badalada da sociedade local. Cida e José Aparecido Valadão, Thatiana e César Bandeira, Ana Elvira e José Benedito Buhatem, Flávia e Nilson Ferraz, Ana Lúcia e Amaro Santana Leite, Marilena e Zeca Belo. No andar de cima, os cantores Fernando de Carvalho e Dhean Britto faziam um show acústico de grandes sucessos da MPB.
Xixi grátis para idosos
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6.266/05, da Comissão de Legislação Participativa (CLP), que institui a gratuidade para idosos do uso de banheiros públicos, inclusive daqueles cuja manutenção tenha sido terceirizada a empresas que cobram do usuário pela prestação do serviço. Ou seja: está liberado o xixi de idosos, principalmente em rodoviárias que costumam cobrar pelo uso dos sanitários. Quem não cumprir levará multa.
Vale meditar com Charlie Chaplin:
“Gosto dos meus erros; não quero prescindir da liberdade deliciosa de me enganar”.
Saiba Mais
Leia outras notÃcias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.