Paraíso

Chapada das Mesas, um paraíso no sul do estado

Local é um dos mais novos parques do país e está encravada no Sul do Maranhão

Marcos Davi Carvalho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
As montanhas e platôs dão um toque especial ao lugar

Um dos lugares mais espetaculares do Brasil. Um paraíso formado por cachoeiras, lagos, montanhas, rios, vegetação típica do cerrado e clima serrano. A Chapada das Mesas é um dos mais novos parques do país e está encravada no Sul do Maranhão, abrangendo, principalmente, os municípios de Carolina e Riachão. Um local propício para o turismo de lazer e aventura, no qual o visitante pode mergulhar em piscina de água mineral, desfrutar de tirolesa, rapel e caminhadas no meio da mata, entre cânions.

Para se chegar a esse paraíso desconhecido pela maioria dos brasileiros, é preciso disposição. Partimos de carro da capital maranhense, logo nas primeiras horas do dia e seguimos pelas rodovias BR-135, BR-226 e BR -230, passando por Peritoró, Barra do Corda, Grajaú e, após cerca de 800 quilômetros, chegamos a cidade de Carolina, numa viagem de quase 12h. Com a reabertura do aeroporto, o visitante pode chegar também de avião, em voos comerciais, ou ainda de ônibus, que saem de vários pontos do estado. No primeiro dia, o ideal é recompor as energias, descansar e conhecer a região central do município, que conta com barzinhos e restaurantes agradáveis.

Na manhã seguinte, do saguão do hotel, já avistamos as belezas montanhosas da região e podemos ter a real dimensão do que nos aguarda. O guia nos informa das belezas do Parque Nacional da Chapada das Mesas, uma região com uma área de mais de 160 mil hectares e que se destaca no cenário turístico mundial por apresentar as mais belas cachoeiras do Brasil, na maioria, formadas por água mineral, que brotam das nascentes do Rio Cocal.

Poço azul é um cenário deslumbrante

Cachoeiras

A cidade de Carolina, bem próxima da divisa com o estado do Tocantins, por contar com melhor infraestrutura para receber os turistas, é o destino mais procurado para quem deseja conhecer os espetáculos impressionantes e a natureza quase intocada da região. No centro da cidade, existem agências e receptivos que levam os visitantes aos diversos atrativos do lugar. O acesso é feito em veículos traçados e para se chegar próximo das cachoeiras, é preciso circular por trilhas no meio da mata selvagem. O Santuário Ecológico de Pedra Caída é o ponto de maior destaque, com três quedas d'água enormes, bem ao lado de um cânion incomum no país. Indiscutivelmente, um dos lugares mais apaixonantes do planeta.

O município vizinho, Riachão, fica distante cerca de uma hora e conta com instalações hoteleiras mais modestas. No entanto, é lá que estão localizadas as mais belas paisagens do Maranhão. Um lugar conhecido como "Encanto Azul" é um dos cenários mais energizantes da Chapada. Um complexo de águas incrivelmente cristalinas, que descem das incontáveis rochas e formam piscinas naturais de tons incomparavelmente azuis. Para se chegar a esse paraíso, passa-se por trilhas a pé no meio da mata fechada, pequenas pontes de madeiras e escadas, mas o passeio é altamente compensador. É impossível não mergulhar e se encantar diante de tamanha e rara beleza, que conta ainda com animais silvestres e esculturas naturais gigantes.

Aventura

Além das formações rochosas, platôs e incontáveis áreas de banho, o parque conta com grutas, cavernas e vem despontando como um importante destino de aventura. Atividades de paraquedismo, trekking, ciclismo, montanhismo, rapel, canoagem e até ralis estão sendo inseridos em competições locais e nacionais. Um paraíso perfeito, para os amantes da natureza ou para quem busca turismo de aventura.

A Cachoeira de Santa Bárbara é excelente para banhos refrescantes. Já a Cachoeira de Itapecuruzinho, um pouco mais a frente, é a mais frequentada, devido a sua proximidade com a região urbana. A reserva de Itapecuru é cercada pela selva, ainda preservada, espaço para o banho conta com chalés, restaurante e equipamentos para pratica de esportes. Assim é a Chapada das Mesas. Um conjunto de peças do sertão e atrativos fascinantes. Um orgulho do povo maranhense e um lugar onde vale a pena viver intensamente cada momento.

SERVIÇO

Dicas importantes

Devido ao calor intenso, é recomendável beber bastante água. Como os locais de visitação são no meio da mata, leve lanche, frutas e saquinhos de lixo. Apesar do crescimento turístico da região, as cidades de Riachão e Carolina ainda são consideradas de médio porte. A maioria das empresas locais é familiar e o atendimento ao público ainda conta com algumas falhas na qualidade dos serviços oferecidos. Prefira ficar nos hotéis próximos aos pontos de visitação ou que ofereçam translados aos locais turísticos.

Como chegar

De avião, através de voos regulares que chegam às cidade de Imperatriz ou Carolina. De ônibus: www.progressoonline.com.br, viacaoacailandia.com.br, transbrasiliana.com.br. Preço médio das passagens: R$ 82,00. De trem, partindo da Estação Ferroviária de São Luís, no bairro do Anjo da Guarda, toda segunda, quinta e sábado. Retorno: terça, sexta e domingo. www.vale.com/tremdepassageiros ou 0800 285 7000. De carro, saindo de São Luís, basta seguir pelas BR-135, BR-226 e BR-230.

Onde comer

Existem boas opções na região. Lanchonetes, bistrôs, pizzarias e restaurantes aconchegantes. Durante os passeios, almoce nos locais de visitação. Pratos para duas pessoas a partir de R$ 46,00.

Onde ficar

Imperatriz: Imperial Hotel (99) 3529-6102. Carolina: www.pousadadolajes.com.br. Complexo Turístico de Pedra Caída (99) 3531-2426. Preços sob consulta.

.......

NA BAGAGEM

Bicicleta na rua

O ano de 2016 começa já com o pré-carnaval fervendo em São Luís. O Bloco da Bicicletinha do Samba, uma das mais novas brincadeiras carnavalescas da capital maranhense, começa a agitar os foliões na Rua do Egito, próximo ao Teatro da Cidade, e promete atrair uma multidão todo sábado a partir das 16h. A galera, que já estava com saudade, vai poder cair na folia. Haja fôlego para tanta descontração e alegria.

Hotéis aguardam bons negócios

A Rede Hoteleira de São Luís aguarda com expectativa positiva a virada do ano. Muitos hotéis estão com suas capacidades esgotadas, e nos poucos que ainda têm vagas a procura tem sido grande. A maioria dos visitantes é dos estados vizinhos, do interior e da região sudeste do país. A maioria vem em busca das praias de águas mornas e tranquilas da capital do Maranhão. Alguns desses turistas compraram pacotes para conhecer também os Lençóis Maranhenses. Torcemos pela segurança e satisfação de todos.

Reservas facilitadas

A Confederação Nacional do Turismo apresentou uma novidade que pretende melhorar a procura e a oferta dos serviços de hospedagem no país. Através de um portal eletrônico, vão ser disponibilizadas informações úteis, agilidade e melhores preços dos serviços e taxas em diversas cidades brasileiras. O foco inicial é beneficiar pousadas e meios de hospedagem, propiciando-lhes custos mais competitivos e, consequentemente, redução nos preços das diárias. Maiores informações: www.centralnacionaldereservas.com.br.

Feijoada do Maranhão na Europa

Depois de conquistar São Luís e a capital mineira, onde reside, o maranhense Valdez Maranhão vai levar a sua tradicional feijoada ao continente europeu. Portugal terá a primeira edição desse evento, que de tão contagiante, já atrai anualmente uma legião de amigos. Em 2016, a Feijoada do Maranhão completará 25 anos e vários maranhenses e mineiros já confirmaram a participação em Belo Horizonte, São Luís e Lisboa. Uma receita de sucesso.

Socorro aos visitantes

Com uma das vistas mais lindas da capital maranhense, a área externa do Palácio dos Leões chama a atenção dos visitantes pela amplitude e beleza do lugar. No entanto, alguns desses turistas reclamam da falta de informações e guias no local, que de tão belo, devia ser melhor administrado por parte da Secretaria de Turismo de São Luís, que parece alheia e desconhecer as potencialidades desse ponto importante turístico. Se não divulgar e tratar melhor esse público, ele não volta e não indica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.