Decisão judicial

Polícia Militar cumpre reintegração de posse na Vila Nestor

Famílias foram retiradas e barracos foram derrubados nesta quarta-feira; houve confusão e desespero, mas nenhum caso de agressão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Barracos foram derrubados e as famílias retiradas

PAÇO DO LUMIAR – Confusão e comoção marcaram mais um capítulo na Vila Nestor, em Paço do Lumiar. Desde o início da madrugada desta quarta-feira a Polícia Militar começou a cumprir uma reintegração de posse na área. Foram retiradas todas as famílias e os barracos foram derrubados. Várias pessoas se desesperaram, choraram, mas não houve nenhum caso de agressão.

Aconteceram vários confrontos dos moradores com a polícia nos últimos meses. Eles reivindicam amparo do Governo do Estado, para dar assistência às famílias que estão ocupando a área e pedem na Justiça a desapropriação da área. Cerca de 600 famílias ocuparam o terreno desde o início da invasão.

Mulher se desespera após ver casa derrubada

Alguns protestos foram realizados no centro da capital, nas proximidades do Palácio dos Leões, sede do Governo. A Avenida Beira- Mar foi algumas bloqueada para chamar a atenção das autoridades. O terreno é de propriedade privada e a reintegração de posse foi feita após decisão judicial. Essa é a segunda vez que a justiça concede liminar para retirada das famílias.

Polícia Militar cumpre reintegração de posse

ENTENDA O CASO
Reintegração de posse e manifestação

6 de agosto – Uma liminar determinou a reintegração de posse da área onde fica a Vila Nestor, em Paço do Lumiar, e com isso os moradores interditaram a Avenida Beira-Mar, concentrando-se em frente à rampa de acesso à Praça Pedro II, na Praia Grande, em protesto contra a sua retirada da comunidade. Eles tentaram conversar com o governador Flávio Dino (PCdoB) e, quando subiam até o Palácio dos Leões, foram barrados por policiais militares da Tropa de Choque, sendo retirados à força.

7 de agosto – Os manifestantes realizaram um novo ato, dessa vez um apitaço no coreto na Avenida Beira-Mar.

2 de setembro – Moradores da Vila Nestor fazem uma passeata pelo centro da cidade, denunciando o descaso dos poderes com relação às suas reivindicações.

14 de setembro – Os moradores fazem uma nova manifestação, interditando pela manhã e tarde a Avenida Beira-Mar. Houve confronto com a Polícia Militar.

13 de outubro – Moradores fazem novo protesto na Avenida Beira e entram em confronto com a Polícia Militar, que utilizou bombas e balas de borracha para dispersar os manifestantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.