Herói

Bombeiro salva a vida, por telefone, de idoso engasgado

É a segunda vez, em menos de uma semana, que o capitão Diego Renier, resgata uma vítima; ele salvou um bebê na semana passada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Capitão Diego Renier fez dois salvamentos por telefone em menos de uma semana (bombeiro)

Um idoso de 72 anos foi salvo na tarde desta quarta-feira (30) após ação, por telefone, da equipe da Central de Operações do Corpo de Bombeiros (Ciops). O bombeiro que atendeu a chamada foi o mesmo que fez o salvamento de um bebê recém-nascido na semana passada.

Em entrevista a O ESTADO, o tenente-coronel Paulo Andrade, comandante operacional metropolitano do Corpo de Bombeiros, afirmou que por volta das 14h30 a filha da vítima ligou para o 193 pedindo ajuda. O seu pai, que teria Alzheimer, estava sofrendo de asfixia causada por um engasgamento.

A chamada foi atendida pelo capitão Diego Renier, que orientou a vítima quanto aos procedimentos a serem adotados para ajudar a vítima. Após alguns minutos, o idoso conseguiu de desengasgar, com a ajuda da filha.

Para o tenente-coronel Paulo Andrade, a condução da situação é motivo de orgulho para a equipe. "A equipe da Central de Operações mais uma vez nos enchem de orgulho. O número 193 salva vidas", disse.

Outro caso - É a segunda vez, em menos de uma semana, que o capitão Diego Renier, salva a vida de uma vítima por telefone. Na quarta-feira (24), um bebê de nove dias, que também estava engasgado, foi resgatado depois que a mãe, Jéssica Miranda de Almeida, de 24 anos, ligou para o 193.

Na ocasião, a mãe estava amamentando a filha e a colocou para dormir e, em seguida, percebeu que a criança não estava respirando bem. Após tentar ajudar a menina, sem sucesso, ela resolveu ligar para o Ciops. Ela recebeu orientações do capitão Renier, que foi crucial para a recuperação do bebê.

O bombeiro, na ligação que durou cerca de 3 minutos, recomendou que os pais a executassem a Manobra de Heimlich. No procedimento, uma pessoa usa as mãos para fazer pressão sobre o final do músculo diafragma. Isso comprime os pulmões e faz pressão sobre qualquer objeto estranho na traqueia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.