Fenômeno

Noite de superlua e eclipse total atrai centenas de pessoas em SL

Última vez que os dois fenômenos aconteceram simultaneamente foi em 1982; próxima vai ser daqui a 18 anos, em 2033

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Telescópios foram colocados em pontos da capital maranhense

Os fenômenos da superlua e do eclipse lunar juntos, numa única noite, atraíram muitas pessoas para locais diversos de observação em São Luís. Um dos principais pontos foi a Praça Maria Aragão, onde foram colocados telescópios e acontece programação cultural com shows de artistas locais. A Lagoa da Jansen, a Avenida Litorânea e o Espigão Costeiro são algumas das áreas bastante disputadas por quem quer observar o espetáculo dos dois fenômenos lunares.

O eclipse total da lua acontece por volta das 23h e pode ser visto a olho nu ou com o apoio de telescópios. É possível observar o satélite natural em sua posição mais próxima da Terra sendo gradativamente encoberto, à medida que Sol, Lua e Terra entram em alinhamento.

Essa movimentação dos astros resulta em uma imensa lua. Por causa da cor com tons avermelhados e alaranjados, é também chamada "lua de sangue".

A superlua, sozinha, é um fenômeno frequente. Raro é ter um eclipse com uma superlua na mesma noite. A última vez que isso aconteceu foi em 1982. E a próxima vai ser daqui a 18 anos, em 2033.

Superlua em São Luís

O eclipse começou pouco depois das 21h deste domingo. O melhor momento do espetáculo é a partir das 23h, quando a luz fica avermelhada e completamente escondida na parte mais escura da sombra da terra.

O eclipse dura cinco horas. É o tempo que a lua leva para percorrer a sombra da terra. O Brasil está numa posição privilegiada. É possível ver o fenômeno do começo ao fim. É só olhar para o céu, desde que não tenha chuva nem nuvem.

Pessoas se reúnem na praça Maria Aragão para acompanhar fenômeno

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.