Desmobilização

Policiais civis e servidores do INSS encerram greves no MA

Categorias realizaram assembleias gerais ontem, em São Luís, e decidiram acatar negociações feitas por seus representantes com os governos estadual e federal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
(policiais)

Duas categorias decidiram, em assembleias gerais realizadas ontem, encerrar o movimento grevista e retomar suas atividades no Maranhão. Reunidos no auditório do Sindicato dos Bancários, os policiais civis decidiram, por ampla maioria, pelo fim da greve, que durou oito dias. Em reunião ocorrida na sede da Gerência Executiva do órgão em São Luís, a maioria dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Maranhão resolveu voltar ao trabalho após 78 dias de paralisação.

Durante a Assembleia, a direção doSindicato dos Policiais Civis (Sinpol) e a comissão de greve repassaram à categoria o que foi acordado na reunião que eles tiveram quinta-feira, 24, com o governador Flávio Dino, no Palácio dos Leões.“Ele garantiu pessoalmente que irá rediscutir e reabrir o diálogo para a elaboração de tabelas salariais para 2016, e que essas tabelas terão recursos garantidos na Lei Orçamentária Anual. Ele não falou em números, mas garantiu que continuaremos as negociações até que se chegue a um entendimento”, disse um dos representantes da comissão. Diante da promessa da elaboração de novas tabelas, a categoria decidiu encerrar a greve.

Também ficou pré-estabelecido na assembleia que dia 30 deste mês ocorrerá uma nova reunião entre o governo e representantes da categoria. “Foi rompida uma grande barreira, pois dessa vez conseguimos falar com o próprio governador para que ele mantivesse o diálogo com a Polícia Civil, já que tí­nhamos realizado várias audiências com secretários e não tínhamos chegado a esse entendimento. Acredito que superamos esse impasse e iremos continuar as discussões para a elaboração de novas tabelas. Com a palavra do governador, de que em 2016 iremos corrigir essas distorções na Polícia Civil, estamos convictos de um futuro melhor para os policiais”, disse o presidente do Sinpol, Heleudo Moreira.

Previdência - Também informados das negociações feitas pelo Comando Nacional de Greve com o Governo Federal, os funcionários do INSS resolveram suspender a greve. “Os servidores compreenderam que o momento atual não possibilita que a greve continue, por isso estamos suspendendo a greve, mas o estado de vigilância continua”, destacou Desterro Silva, técnica previdenciária do INSS.

A diretora de Formação do SintsPrev-MA, Maria Vitória Santos, disse que a categoria entendeu que o momento é de recuar para ampliar a mobilização. Mas a suspensão não desmobiliza os servidores, que devem permanecer em estado de greve aguardando o cumprimento do acordo firmado entre o Governo Federal e os funcionários. “O estado de greve evidencia que estamos atentos às movimentações do Governo e iremos continuar a mobilizar os colegas e cobrar o cumprimento integral e irrestrito do acordo que será assinado”, destacou a diretora Maria Vitória.

As agências do INSS no Maranhão devem retornar ao seu funcionamento normal, a partir de terça-feira, 29. A avaliação do Comando Estadual de Greve é que o movimento foi positivo e atendeu às expectativas da coordenação. “Nós estivemos quase 80 dias paralisados e saímos dessa greve como uma categoria forte e unida. E é esta mobilização o saldo mais positivo que temos deste período”, concluiu a diretora. l

Continua após a publicidade..

Pontos negociados com servidores do INSS

REAJUSTE SALARIAL - A categoria pediu 27,3% de imediato. A greve foi suspensa com uma proposta do Governo de aumento de 10,8% em 2 anos.

GRATIFICAÇÕES - A incorporação das gratificações foi assegurada, o que beneficia, também, os servidores aposentados.

JORNADA DE TRABALHO - Ficou assegurada jornada de 30 horas para todos os servidores lotados nas Agências da Previdência Social, com exceção dos lotados na administração. Porém, a mobilização para a inclusão total dos funcionários do INSS continua.

OUTROS BENEFÍCIOS - Foram realizados aumentos em alguns benefícios, como o auxílio creche e o auxílio saúde.

VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR - Foi garantida a suspensão da instrução normativa 74, que punia de forma severa e indiscriminada os servidores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.