Fazendo o bem

Maçons estão prontos para a 13ª Ação Social no Maranhão

Evento, que se compõe de diversas atividades, será realizado amanhã em Belágua, município com baixo Índice de Desenvolvimento Humano; instituições públicas e privadas participarão da ação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Atendimento médico para idoso fará parte das atividades da 13ª Ação Social da Maçonaria que será realizada amanhã em Belágua, município localizado no Leste Maranhense (Atendimento)

A Maçonaria Unida do Maranhão, composta pelas três potências maçônicas regulares, que são a Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão, o Grande Oriente do Brasil seccional Maranhão e o Grande Oriente Autônomo do Maranhão, se prepara para a 13ª Ação Social, que ocorrerá no município de Belágua, amanhã. Várias instituições públicas e privadas participarão do evento.

De acordo com o grão mestre da Grande Loja Maçônica do Maranhão, Ubiratan João de Castro, parceiros da instituição participarão com grandes comitivas. Com o tema Saúde e Solidariedade Humana, a ação visa mudar a realidade de Belágua, considerada uma das cidades mais pobres do país.

Ubiratan Castro diz que milhares de pessoas serão mobilizadas em boa parte do estado. A área da saúde contará com atendimento médico, higiene pessoal, lazer, corte de cabelo, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos, aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene pessoal, fisioterapia entre outros. “A Maçonaria vem se dedicando há muitos anos a projetos na área da saúde, com o objetivo de promover mudanças significativas na vida das pessoas”, afirma o grão mestre.

Em virtude da distância e da falta de postos de saúde, muitas pessoas sofrem com a falta de medicamentos e também de atendimento médico no município de Belágua. Com a dificuldade de locomoção, muitos acabavam não resistindo aos ferimentos e morriam antes de serem atendidos. “Isso acabou trazendo muita preocupação para a Maçonaria que escolheu Belágua como sede da 13 ª Ação Social”, ressaltou Ubiratan Castro.

Participação - Durante a ação social, será criada a Guarda Municipal de Belágua e formado o Conselho Municipal de Segurança. Serão ministradas palestras sobre primeiros socorros e combate a incêndio e segurança urbana. Também haverá palestras sobre cidadania, habitação, Lei Maria da Penha, divórcio, tutela, separação judicial, direitos da criança e do adolescente, aposentadoria e defesa do consumidor.

O campo agropecuário é um dos mais esperados, visto que o município tem sua economia baseada no setor. Várias atividades serão realizadas para fomentar o setor. De acordo com Ubiratan Castro, ex-professor da Universidade Estadual do Maranhão, o objetivo do projeto agropecuário é deixar sementes que possam se multiplicar no município. O Brasil é referência internacional em pesquisas agrícolas.

“Por esse motivo, vários engenheiros agrônomos da nossa instituição estão se dedicando diuturnamente no desenvolvimento de novas técnicas, que venham a melhorar todo o setor produtivo do estado”, disse o grão mestre.

História - A Maçonaria surgiu no antigo Egito, cerca de mil anos antes de Cristo, quando uma associação de pedreiros livres, posteriormente, também compostas por engenheiros e arquitetos, resolveu construir uma sociedade mais justa e igualitária Surgia ali um grande movimento social que se espalharia por todo o mundo, chamado Maçonaria.

Desde então, a Maçonaria vem se estruturando, por causa a sua capacidade de formar líderes. Segundo o grão mestre, em boa parte do mundo, sua missão é fortalecer os pilares da saúde, educação e segurança. “Desde o antigo Egito, muitos maçons são envolvidos na política. No Brasil, muitos foram presidentes da república, senadores, deputados, prefeitos e vereadores”, finaliza Ubiratan Castro.

Mais - A Maçonaria é uma instituição milenar, e está presente em 174 países. É uma instituição fraterna, não é uma religião. Em seus quadros há católicos, evangélicos, judeus, espíritas, entre outros. A Maçonaria é uma instituição filosófica e progressista. A Maçonaria sempre foi tida como uma conspiração para dominar o mundo, isso ocorre porque os maçons sempre estiveram envolvidos nos movimentos sociais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.