Setembro Verde

Palestras esclarecem sobre a doação de órgãos

Equipes têm visitado unidades de saúde, instituições de ensino e empresas públicas e privadas para tirar dúvidas; desde março de 2000, 485 transplantes foram feitos em todo o Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Treinamento com profissionais de saúde da UPA do Parque Vitória (palestra doação órgão h)

Sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos é o principal mote da campanha desenvolvida pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), durante a Semana Nacional de Doação de Órgãos, que tem início oficialmente no dia 21 deste mês. Setembro é o mês destinado pela ABTO, e pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde (MS), para campanha de sensibilização pela doação de órgãos, conhecido como “Setembro Ver­de”.

No entanto, antes da data oficial de lançamento da campanha, estão sendo desenvolvidas ações pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em conjunto com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO/MA), com funcionamento no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), capacitado para realizar transplantes de rins e córnea.

Desde o início deste mês, equipes da CNCDO/MA têm visitado unidades de saúde, instituições de ensino, e empresas públicas e privadas, para ministrar palestras e esclarecer dúvidas frequentes quando o assunto é a doação de órgãos. Locais como shoppings e praças também entraram no roteiro de visitas para a realização de panfletagem.

“Cada pessoa é fundamental nesse processo. Desde o doador, àquele que carrega a caixa com o órgão doado. Quanto mais aumentar o número de doadores, mais as filas irão diminuir. Então, o esclarecimento é importante para que mais pessoas avisem suas famílias que desejam ser doadoras”, afirma a enfermeira Poliana Costa, que ministra as palestras.

Desde que iniciou o serviço de transplantes no Maranhão, em março de 2000, foram realizados 485 transplantes de rins e 1.140 de córnea. Em 2015, foram 39 de rins e 84 de córnea. Em 2014, fo­ram 34 de rins e 107 de córnea.

Mais

Atualmente, no Estado do Maranhão, 171 pacientes aguardam na fila de espera por um transplante de rim e 782 por um transplante de córnea.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.