Literatura

Homenagem exalta a obra poética de Tribuzi

Sarau literário aconteceu na casa onde viveu o poeta, no Centro de São Luís, e reuniu amigos, admiradores e familiares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

Em meio a livros antigos, músicas, fotografias e leitura de poemas de autoria do poeta maranhense Bandeira Tribuzi, foi realizado na terça-feira, 8, um Sarau Literário em memória à vida e obra do poeta. O evento aconteceu na casa onde viveu o escritor, jornalista e economista no Centro de São Luís, e reuniu amigos, admiradores, além de familiares. Na ocasião, foram expostos alguns objetos do acervo de Tribuzi nunca mostrados ao público.

O evento foi realizado no dia do aniversário da cidade de São Luís, porque foi nesse dia que morreu o escritor, em 1977. A iniciativa é do Teatro Artur Azevedo (TAA) com objetivo de promover e resgatar itens que fizeram parte da vida de Tribuzi. A intenção é que em breve o acervo seja colocado em um espaço aberto à visitação

Foi durante uma reunião na casa onde viveu o poeta – e onde hoje mora a neta do maranhense, Gabriela Tribuzi, que é diretora de Pauta do TAA – que nasceu a ideia para realizar o sarau literário em homenagem ao poeta. “Em uma reunião com alguns amigos do Teatro Arthur Azevedo percebemos a riqueza literária que havia na casa do escritor. E pela importância que ele tem até hoje para a cidade, vimos que esses artefatos não poderiam se perder no tempo para iniciar um projeto que pudesse homenagear Bandeira Tribuzi”, explica Cíntia Pessoa, administradora do Teatro Arthur Azevedo (TAA).

Além de fotografias que contam em imagens a vida do poeta, há manuscritos das obras do escritor nas quais ele faz abordagens sobre São Luís. Na casa ainda há o piano que pertenceu ao poeta. O instrumento musical já não tem como ser usado porque a ação do tempo e de insetos o desgastou. Nesse piano foi musicado o poema “Louvação a São Luís”, no qual Bandeira Tribuzi demonstrou o amor dele pela cidade e que se tornou o hino da capital.

Para Gabriela Tribuzi, expor alguns itens do acervo de Bandeira Tribuzi é compartilhar o amor do poeta pelas artes e cultura. “Não temos condições de sozinhos preservar toda essa riqueza literária”, disse Gabriela Tribuzi.

Francisco Tribuzi, filho do escritor, afirmou que esse tipo de acontecimento traz à memória dos moradores de São Luís a vida do pai. “O sarau é um resgate da memória da pessoa que Bandeira Tribuzi foi para a cidade. O evento ocorre na casa em que ele viveu e isso só torna esse acontecimento ainda mais emocionante, pois aqui tem boa parte das obras dele também”, disse.

Saiba mais

Tribuzi será homenageado no Carnaval

Em 2016, a vida e a obra do poeta será levada para a Passarela do Samba pela Escola de Samba Marambaia.
O enredo “ De Tribuzi a São Luís: uma louvação ao Carnaval” abordará a vida do poeta e as poesias que marcaram a relação dele com São Luís.

A Escola de Samba Marambaia foi fundada em 1954.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.