Desfile cívico

Estudantes participam de desfile cívico na cidade de Paço do Lumiar

Mais de 2 mil estudantes participaram do momento patriótico no município da Região Metropolitana de São Luís sob a proposta de reflexão do papel da família na formação integral do aluno e a sua parceria no sistema educacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

Cerca de 2.500 estudantes da rede de ensino de Paço do Lumiar participaram do desfile cívico estudantil deste ano. Acompanhados por fanfarras, os alunos do ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Projovem Urbano marcharam na Avenida 12 do Maiobão representando o tema: “Família na Escola”.

Estamos comemorando a Semana da Pátria despertando os alunos para um sentimento cívico de patriotismo e é uma oportunidade também de sensibilizar as famílias para junto conosco buscar o sucesso escolar”, Graça Privado, secretária municipal de Educação
No total, 47 escolas da rede municipal de ensino participaram do desfile. Do início da avenida até o fim do percurso, os alunos desfilaram ao som de dobrados militares e marchas de bandas marciais e das fanfarras convidadas: Banda Caic de São José de Ribamar; Banda Falde São Luís; Banda Marcial de Bacabeira; Banda Marcial de Rosário; Banda do Bombeiro Mirim; Banda de Música do Corpo de Bombeiros e Banda do Corpo de Bombeiros Mirim (Núcleo Maiobão), além da Corporação Musical “La Roque”, formada por jovens músicos da rede municipal de ensino de Paço do Lumiar.

O desfile foi acompanhado por centenas de moradores do município. Muitos pais prestigiaram, empolgados, a passagem de seus filhos pela avenida, como aconteceu com a mãe Fernanda Costa.

“No meu tempo, a gente achava o máximo desfilar. Agora, eu estou gostando é de ver minha filha desfilando. Acho importante porque eles criam um sentimento de amor à nossa nação”, afirmou a mãe.

Além das crianças e adolescentes, também desfilaram alguns idosos. Representantes da terceira idade, que são assistidos pelo Núcleo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, abriram o desfile cívico.

Genuína Pereira Sousa, 69 anos, foi uma das que fez questão de participar da festividade. “Desfilei na minha época de escola e agora voltei no núcleo. Eu fico muito contente com o desfile porque o Brasil inteiro está comemorando em cada cidade. E nós estamos fazendo parte dessa festa mesmo na idade em que estamos”, disse.

Tema - No desfile, os estudantes representaram a construção da família, aspectos inerentes ao relacionamento pai e filhos na contribuição a vida escolar do filho. Foram apresentadas também as ferramentas utilizadas pelo poder público como investimento educacional, programas e projetos desenvolvidos.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Graça Privado, o tema escolhido para o desfile deste ano é relacionado a um projeto que foi lançado recentemente nas unidades de ensino. “Foi lançado um projeto macro de gestão na educação chamado a Família na Escola para a gente resgatar a participação da família no contexto escolar para com isso atingir o nosso grande objetivo que é o sucesso escolar dos alunos”, explicou.

Para a gestora da Unidade de Ensino Básico Vovó Filuca, Idalena Santana, a escolha dessa abordagem vai fortalecer o ensino e aprendizado no município. “Já trabalhávamos esse tema na escola e agora lançaram o projeto. Colocar esse tema no desfile veio a calhar para mostrar a importância de os pais e a escola andarem de mãos dadas”, destacou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.