Série A

Pela liderança

Corinthians recebe o Fluminense e inicia série em que se deu mal no primeiro turno da Série A

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Ronaldinho Gaúcho desfalca o Tricolor depois de ser vaiado/Nelson Perez/Fluminense F.C (Ronaldinho Gaúco)

São Paulo - O líder do Campeonato Brasileiro colocará à prova essa condição em uma sequência que o castigou no primeiro turno. Contra o Fluminense, a partir das 22h de hoje, em Itaquera, o Corinthians inicia uma dura série para proteger seu posto no topo da tabela.

Na metade inicial da competição, pouco após a eliminação da Copa do Brasil, o time dirigido por Tite viveu um momento bem ruim. Diante do Fluminense, do Palmeiras e do Grêmio, conquistou apenas um ponto, aproveitamento que espera melhorar na segunda chance.

"São adversários que estão brigando pelo mesmo objetivo que é o nosso. São jogos importantíssimos", disse o renascido centroavante Vagner Love, ciente de que muita gente estará torcendo por tropeços alvinegros.

É bom ter a pressão da liderança. É ruim quando a gente está atrás na tabela. Temos que saber lidar com essa pressão.

Pressão também há do outro lado. O Fluminense perdeu quatro de suas últimas cinco partidas no Brasileiro, a última delas com vaias a Ronaldinho Gaúcho. Para melhorar sua forma física, o meia-atacante ficou no Rio de Janeiro e não participará do duelo na zona leste de São Paulo.

Atenção - Enderson Moreira, técnico do Fluminense, pede o máximo de concentração para a sua equipe. "Um jogo como esse exige mais do que aplicação tática e estar em um bom dia tecnicamente. Temos que ser perfeitos em termos de concentração, porque qualquer descuido pode ser fatal. O Corinthians não costuma desculpar os erros do adversário, ainda mais jogando em casa", alertou Enderson.

Fora do grupo dos quatro primeiros colocados graças à queda recente, a formação tricolor procura manter a fé ao menos na briga por uma vaga na Copa Libertadores. "Não deixamos de acreditar ainda. Tivemos tropeços, mas é esquecer o que passou. Temos condições de buscar o resultado", afirmou Wellington Paulista.

Desfalques - Também em termos de escalção, o Enderson Moreira não poderá contar com o atacante Fred, que, por conta de uma lesão muscular, ainda não tem condições de jogo e com o zagueiro Marlon, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Antônio Carlos deve ser o substituto na zaga.

O meia Marcos Jónior volta de suspensão na vaga de Victor Oliveira. Assim, o meia Gustavo Scarpa retorna para a missão de ser improvisado na lateral esquerda. Ronaldinho Gaúcho, vaiado domingo contra o Atlético Mineiro, no Maracanã, está fora da partida.

Natal - Embalado por duas vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro, sendo a última por 1 x 0 sobre o Sport, o Flamengo tenta engrenar de vez na competição hoje, quando encara o Avaí às 21h, na Arena das Dunas, em Natal (RN), pela 22ª rodada. O Rubro-Negro aparece na 10ª posição, com 29 pontos, e pretende ainda brigar por uma vaga no G4, a zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. Os catarinenses, que estão em 15º lugar, com 23 pontos, desejam se afastar da zona de rebaixamento, e ganharam novo ânimo com os 3 x 0 aplicados no Internacional.

Belo Horizonte - Vindos de boas vitórias na rodada passada, Atlético-MG e Atlético-PR prometem um duelo movimentado, às 21h, no estádio Independência. Na parte de cima da tabela do Brasileirão, Galo e Furacão precisam vencer para não se afastarem da liderança e do G4 da competição, respectivamente, por isso, a expectativa é de jogo aberto no Horto.

Campinas - Acompanhado de perto pelo novo técnico Mano Menezes, o Cruzeiro visita a Ponte Preta, às 19h30, no estádio Moisés Lucarelli. Sob o comando de Deivid, auxiliar técnico de Vanderlei Luxemburgo, o time celeste quer a vitória para não correr riscos de entrar pela primeira vez na zona de rebaixamento do Brasileirão. Já a Macaca, quer fazer valer seu mando de campo e evitar a aproximação dos mineiros na tabela da competição.

Curitiba - Em meio a uma crise interna, com afastamento de diretores e clima pesado nos bastidores, o Coritiba precisa retomar seu plano de 100% de aproveitamento em casa nesse returno do Campeonato Brasileiro, hoje, às 22h, diante do Sport, no Estádio Couto Pereira. Os visitantes, por sua vez, buscam reabilitação, já que se distanciaram do G4.

Joinville - Desfalcado por 10 jogadores, o São Paulo visita o Joinville às 19h30 tentando conter o ímpeto do vice-lanterna na Arena Joinville. Pela 22ª rodada, o Tricolor pode voltar a ter sua vaga no G4 do Campeonato Brasileiro em caso de vitória. A lista de jogadores ausentes é tão grande quanto a escalação são-paulina. Rogério Ceni, Denis, Carlinhos, Breno, Luiz Eduardo, Lucão, Alan Kardec e Luis Fabiano estão lesionados.

Goiânia - O Palmeiras inicia esta 22ª rodada do Campeonato Brasileiro na quarta colocação e precisa superar o desespero do Goiás para continuar na zona de classificação para a Libertadores. O adversário no Serra Dourada está na faixa de rebaixamento e a briga para não cair pode virar estímulo no jogo das 22h.

Porto Alegre - Em um duelo entre dois times que precisam muito da vitória, Internacional e Vasco se enfrentam, às 19h30, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Colorado quer reagir após a surpreendente derrota de 3 x 0 para o Avaí e, com 28 pontos, na 12ª posição. O Vasco, no desespero, tentará sair dos 13 pontos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.