Financiamento Estudantil

Decreto reduz em 12 meses prazo para beneficiários do Fies parcelarem dívida

A nova regra vale apenas para os contratos firmados a partir do segundo semestre de 2015

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
(fies)

Decreto da presidente Dilma Rousseff publicado nesta terça-feira (11), reduziu em doze meses o prazo para que estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) parcelem o saldo devedor do financiamento.

Anteriormente, o saldo devedor poderia ser parcelado em período equivalente a até três vezes o prazo de permanência do estudante na condição de financiado, acrescido de doze meses. O decreto desta terça-feira retira o acréscimo de doze meses do prazo.

A nova regra vale apenas para os contratos firmados a partir do segundo semestre de 2015, disse o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sem que haja mudanças para os contratos firmados anteriormente.

Foi mantida a determinação anterior de que a amortização do financiamento de cursos superiores com o Fies tem início no décimo nono mês após à conclusão do curso ou antecipadamente, por iniciativa do estudante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.