Herbert Fontenele não escondia de ninguém qual era seu time do coração, o Sampaio Corrêa ou a Bolívia Querida, como é chamado pela torcida. Mas, ao longo dos seus mais de 50 anos de crônica esportiva, a paixão pelo Tricolor maranhense nunca se confundiu com seu trabalho. Há quem garanta que Fontenele, cuja morte deixou triste a torcida tricolor, foi o maior crítico do Sampaio. Desde 2014, a sala de imprensa do clube leva o nome do radialista.
Para o Sampaio Corrêa, a crônica esportiva maranhense ficou menor com o falecimento de Herbert Fontenele, deixando de luto o imenso universo tricolor, que perde um dos seus grandes torcedores. O carinho de Fontenele pelo Sampaio levou o clube a homenageá-lo. A primeira sala de imprensa de um time no Maranhão leva o seu nome, no Parque José Carlos Macieira, sede do Sampaio.
Amigo do comentarista, o presidente Sergio Frota lamentou a passagem do comunicador: “É uma grande perda. Fontenele era membro do Conselho Deliberativo do Sampaio desde que assumi o clube, em 2007. Lamento muito e, em nome de toda a família boliviana, presto as homenagens a este grande amigo e torcedor”, afirmou. Sergio Frota decretou luto oficial no Sampaio por causa do falecimento de Fontenele.
Crítico - Além de torcedor, Fontenele foi um dos principais críticos do clube, garante o jornalista Edivan Fonseca, de O Estado, com quem o radialista trabalhou em diversos veículos do Maranhão, sempre na cobertura esportiva. “A torcida de Fontenele nunca atrapalhou seu trabalho como comentarista esportivo. Seu grande sonho era ver o Sampaio na primeira divisão do futebol brasileiro”, afirmou, dizendo ainda que Fontenele foi o responsável pela popularização da expressão Bolívia Querida.
Em 2013, Fontenele viu o Sampaio caminhar alguns passos em direção ao seu sonho. No programa Fontenele Comenta do dia 10 de novembro, um dia após a vitória por 2 x 1 diante do Vila Nova (GO), o radialista demonstrou toda a sua alegria com o Tricolor, quando o time chegou à final da Série C do Campeonato Brasileiro. Infelizmente, o clube terminou com o vice-campeonato, sendo superado pelo Santa Cruz (PE).
No jogo Sampaio x Bahia, nesta sexta-feira, às 19h30, no Estádio Castelão, será cumprido um minuto de silêncio em homenagem a Fontenele.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.