Pescaria de peso

Pescadores de Raposa encontram peixe espadarte de cinco metros

Pescaria aconteceu em alto-mar por pescadores da praia de Mangue Seco, na Raposa; espécie é protegida pela legislação ambiental brasileira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
Tubarão foi pescado em alto-mar e levado para a praia do Mangue Seco (tubar]ao espadarte)

Um peixe da espécie espadarte (que habita em alto-mar ou em zonas costeiras e é considerada protegida pela legislação ambiental) foi capturado no início da manhã de ontem, no município maranhense de Raposa. A captura foi efetuada por pescadores da praia do Mangue Seco.

Ainda segundo testemunhas, após o início da pesca em alto-mar, os pescadores perceberam que o peixe havia sido enrolado na rede lançada. Em seguida, após estar morto, foi colocado na embarcação utilizada pelos pescadores e, em seguida, levado para a costa.

No local, o peixe foi medido com mais de cinco metros de comprimento e com peso estimado em meia tonelada. Após a captura, alguns pescadores cortaram partes da carne do animal. Segundo especialistas, a barbatana dorsal - característica marcante da espécie - tem alto valor de compra.

Até o fechamento desta página, não havia informação sobre o que seria feito com a carcaça do animal. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ainda não havia sido informado da captura do peixe.

De acordo com o Instituto de Pesca do Estado de São Paulo (Ipesp), entidade considerada referência em âmbito nacional no estudo de recursos marinhos, o peixe espadarte é considerado como agressivo e solitário. Segundo o Ipesp, a espécie se alimenta de peixes de cardume, crustáceos e lulas.

Ainda de acordo com estudos elaborados pelo Ipesp, outra característica marcante da espécie é o seu corpo alongado, devido ao maxilar superior, que age como se fosse uma espada. Quanto à coloração, de acordo com biólogos, é de tons de cinza azulado ou castanho na parte superior do corpo.

Especialistas alertam ainda para o alto índice de mercúrio encontrado na carne de alguns peixes dessa espécie. Ingerido em doses consideradas elevadas, o mercúrio pode se concentrar em órgãos vitais, como fígado e rins, causando intoxicação.

SOBRE O ESPADARTE
Familia:
Xifídeos
Longevidade: 25 anos
Profundidade: 0 a 800 m
Peso médio: 650 kg
Fonte: Instituto de Pesca (SP)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.