Balé

Balé de forma didática

Espetáculo “Recital”, do Ballet Olinda Saul, será apresentado hoje no Teatro Arthur Azevedo, às 19h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
Espetáculo reúne crianças e adolescentes e mostra o balé de forma didática (foto: divulgação) (Balé Olinda Saul)

Em celebração aos 30 anos de fundação, o Ballet Olinda Saul apresenta hoje, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo (Centro) “Recital”. Trata-se de um espetáculo de cunho didático, que visa apresentar a pais e expectadores o dia a dia de uma escola de balé.

O espetáculo é o primeiro de uma série de eventos que Olinda Saul preparou para marcar as três décadas de existência da escola, comandada por ela. “Preparamos este espetáculo com base nas perguntas mais frequentes de pais e pessoas que se interessam por balé e que fomos observando ao longo destes 30 anos. Estamos muito preocupadas porque para dar aulas de balé é necessário ter uma formação e o que vemos, infelizmente, é gente que cursou um ano, às vezes menos, dando aulas para crianças e isso é de muita irresponsabilidade”, atesta Olinda Saul.

Com cerca de uma hora e meia de duração, a apresentação vai reunir 450 crianças e adolescentes que integram as 16 turmas da escola, além das companhias Infantil e Jovem mantidas pelo balé. A escola de dança Expressar, que é parceira do Ballet Olinda Saul, também fará participação no evento. “Todos os nossos professores estarão em cena, mas não será um espetáculo monótono, embora seja didático, porque teremos textos curtos e uma boa dinâmica”, pontua Olinda Saul.

Formação - Durante a apresentação, o público entenderá questões como o que é balé clássico, o processo de formação, o tempo de cada bailarina ou bailarino, os caminhos da profissão, entre outros aspectos. “É muito importante para explicar os motivos que levam uma criança a entrar na companhia infantil antes de outra ou porque uma bailarina é convidada a dançar fora de São Luís aos 13 anos e outra só aos 18 e outras nem mesmo são chamadas, entre outras coisas”, pontua Olinda Saul.

Para ela, um dos aspectos mais importantes do espetáculo é sobre a necessidade da capacitação profissional de quem ministra aulas de balé. “Isso é muito importante, pois hoje vemos muita gente sem preparo para dar aulas fazendo isso de maneira irresponsável. Isto pode causar sérios problemas em crianças e é necessário que haja uma conscientização. O espetáculo também se propõe a isso”.

Após “Recital”, Olinda Saul conta que apresentará outros espetáculos ao longo do ano. “Em agosto, vamos apresentar um clássico que ainda não posso revelar e em outubro traremos a Companhia Brasileira de Balé, que hoje tem quatro bailarinos provenientes do Ballet Olinda Saul”, adianta ela.

SERVIÇO

O quê

“Recital”, do Ballet Olinda Saul

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Teatro Arthur Azevedo (Centro)

Ingresso

R$ 20,00 (preço único)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.