Chegar aos 100 anos de idade é para poucos. Entretanto, o morador mais antigo do bairro Anil, em São Luís, e ex- funcionário da antiga Companhia Fiação e Tecido do Rio Anil - hoje, Centro Integrado do Rio Anil (Cintra)-, está comemorando um século de vida cheio de vitalidade e lucidez. Nascido em 5 de junho de 1914, João Carramilo mostra ser uma verdadeira enciclopédia do bairro onde sempre viveu e da capital maranhense do século XX.
Símbolo de longevidade, João Carramilo ou Seu João, como é conhecido por todos no bairro, conseguiu formar uma grande família com seus 16 filhos, 61 netos, 97 bisnetos e 28 trinetos. Apesar da idade avançada, ele consegue lembrar com precisão datas e detalhes sobre os eventos mais marcantes de toda a trajetória da sua vida.
O aniversário de Seu João será comemorado com uma missa, um almoço especial, além de uma recepção, que deve contar com a presença até dos familiares que estão espalhados pelo país. A festa deverá se estender até amanhã. "Os meus filhos e os filhos deles vieram passar este dia comigo e eu estou feliz", comentou.
Lembranças - Apesar das grandes dificuldades sofridas na sua vida, Seu João lembra com saudades e muito carinho do período que trabalhou na antiga Companhia Fiação e Tecido do Rio Anil. Para trabalhar na fábrica, ele precisou parar os estudos com 11 anos. Lá, ele foi operador das máquinas que produziam os fios para tecidos. Com o tempo e dedicação ao serviço, Seu João foi desempenhando outras funções na empresa até se aposentar poucos meses antes da fábrica pedir falência em 1961.
O antigo bairro Anil também ocupa as lembranças do Seu João. Com saudosismo, relembra que nasceu e foi criado no bairro. Ainda de acordo com ele, o badalo dos sinos da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Anil, eram referência para a comunidade dos horários das missas ou se alguém tinha morrido. Ele conta ainda que por muito tempo o principal meio de transporte que utilizou foram os bondes, que circulavam por São Luís.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.