Botox é usado para correção do sorriso gengival

Atualizada em 11/10/2022 às 13h19

Para quem acha que aplicar botox é coisa de gente vaidosa, aí vai um recado: não é. A toxina botulínica é indicada para sorriso gengival — casos em que o paciente sorri e expõe muito a gengiva —, bruxismo e sorriso largo. A toxina botulínica ficou mais conhecida por ser utilizada para disfarçar rugas de expressão, mas é uma técnica bastante eficaz no tratamento odontológico.

De acordo com a cirurgiã-dentista, mestre em Ortodontia e especialista em DTM, Thajla Azevedo, a toxina botulínica é um agente paralisante da função neuromuscular (bloqueador neuromuscular químico), diminuindo a atividade muscular. O tratamento não oferece qualquer tipo de comprometimento motor da boca, além de ser liberado pelo Conselho Federal de Odontologia, já que não tem finalidade estética, mas terapêutica.

Thajla Azevedo explica que um dos principais benefícios é sua utilização em pacientes bruxistas que não querem usar a placa estabilizadora para dormir. Esse tipo de tratamento, no entanto, é contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com alergia a ovo.

Bruxismo - Nas ocorrências de bruxismo, por exemplo, Thajla Azevedo recomenda a toxina botulínica tanto para quem range quanto para quem aperta os dentes. A substância é aplicada em cada lado da face, nos principais músculos da mastigação, o que diminui a hiperatividade muscular.

Em pessoas que sofrem com o chamado sorriso gengival, uma pequena aplicação no músculo interno do buço basta. O músculo é responsável por tracionar o lábio superior para cima. Em alguns casos, quando a distância do lábio até a gengiva exceder 3 milímetros, pode ser necessária uma cirurgia. O tratamento também é indicado contra DTM (disfunção na articulação que liga o maxilar à mandíbula) e dor orofacial. As aplicações têm duração de seis meses e uma reaplicação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.