
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) apresentou, ontem à tarde, em São Luís, os dois policiais militares de Pernambuco, presos na terça-feira (9), na cidade de Bacabal, suspeitos de executarem a tiros o fazendeiro Ivaldo Dias Pereira, o Ivaldo Mandacaru, de 57 anos. Josemilson de Oliveira Santos, de 32 anos, e Francinaldo do Nascimento Silva, de 36 anos, segundo a Polícia Civil do Maranhão, foram contratados como "pistoleiros" na cidade de Petrolina (PE) para praticar o crime no município maranhense.
"Não há dúvidas de que a dupla pernambucana saiu do estado de origem para cometer o crime de pistolagem no Maranhão. Os dois negam a autoria do assassinato, porém, as provas colhidas são irrefutáveis quanto a participação efetiva deles na ação criminosa. Entre elas, o fato de um dos militares ter sido flagrado com uma foto da vítima escondida dentro do tênis, quando foram cercados pela polícia maranhense", disse o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.
Segundo o que já foi apurado, Ivaldo Mandacaru pode ter sido assassinado por manter "negócios mal resolvidos" no Maranhão e no estado de Pernambuco. "Já sabemos que a vítima atuava em várias áreas: criação de gado; transporte de cargas e até com consórcios, na modalidade conhecida como compra premiada. Tudo isso já nos ajudou a traçar uma linha de investigação bem consistente no que se refere à identificação dos mandantes", revelou o superintendente de Polícia Civil do Interior (SPCI), Jair Lima de Paiva.
O crime - Ivaldo Mandacaru foi executado por volta das 9h30, na Rua Frederico Leda, centro de Bacabal, bem próximo ao prédio do Serviço Social da Indústria (Sesi). O crime foi registrado por uma câmera de segurança instalada em uma revenda de frangos naquele endereço. Nas imagens, o empresário aparece dirigindo o seu automóvel, um Toyota Corolla de cor branca (NYD-0010), quando foi ultrapassado pela dupla de PMs que estava em um Corsa Classic preto, com placas da cidade de João Pessoa (PB) (MOJ-5846).
"Antes de completar a manobra, de acordo com as imagens, um dos militares coloca o braço para fora do carro e efetua pelo menos sete disparos contra a vítima. Seis tiros atingem o empresário na altura da cabeça e no tórax, provocando sua morte instantaneamente. Em seguida, os PMs aceleram e deixam o local, mas foram flagrados em outro ponto da cidade, por outra câmera de segurança, instalada bem próximo a uma revenda de gás", disse o delegado Jáder Alves.
Com os militares pernambucanos, os policiais do Maranhão apreenderam duas pistolas calibres ponto 40 e ponto 380; nove carregadores; 105 munições, sendo 45 calibre 380 e 60 ponto 40; quatro registros de armas de fogo, um deles vencido; duas carteiras de identificação da Polícia Militar de Pernambuco e a quantia de R$ 3.697,45.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Cidades