Verão 2014 terá tons neutros e ar de sofisticação

Transparências e decotes, shorts curtos e bermudas dominaram as coleções de grifes que desfilaram na terça-feira na SPFW.

Bruna Castelo Branco Enviada especial

Atualizada em 11/10/2022 às 13h28
(T)

SÃO PAULO - A moda

praia para o verão 2014 terá tons mais neutros e um ar de sofisticação. Esta foi a proposta da estilista Adriana Degreas no segundo dia da São Paulo Fashion Week (SPFW), terça-feira. A programação teve também as coleções de Acquastudio, do mineiro Ronaldo Fraga e das grifes Forum e Ellus.

A estilista Adriana Degreas abriu os desfiles com uma coleção beachwear de luxo, inspirada no Rio de Janeiro dos anos 1950, ressaltando uma mulher que vai à praia não apenas para curtir o sol e o mar, mas também para esbanjar elegância.

Para ambientar a época ali representada, as modelos usaram swin caps, uma espécie de touca de natação muito comum nos anos 1950. Nos pés, sandálias com elementos retrôs, como salto grosso e tira vertical sobre os pés e nos tornozelos.

Transparência e recortes nos biquínis e maiôs com decotes bem cavados estiveram presentes no conceito apresentado na passarela. Os tons sóbrios também estiveram presentes na produção. A primeira parte do desfile, por exemplo, foi montada principalmente por looks nos tons preto, branco, prata e rosa pálido. Somente nas últimas roupas foram mostrados alguns tons de vermelho. Os vestidos conhecidos como saídas de

praia apresentaram uma modelagem mais reta e justa, também apareceram macacões.

Conhecida pela criação de vestidos de festa e de permitir que suas clientes conheçam todo o processo de produção de uma peça em seu ateliê, a estilista Esther Bauman estreou na SPFW com uma coleção marcada por tons claros e pela junção de elementos da roupa de festa com de alfaiataria, para criações com modelagem estruturada e com toques de leveza. Plissados, saias e corsês deram o tom de feminilidade. Os tecidos utilizados foram organza, tule, rendas e o algodão com seda. Em quase todas as peças, a estilista optou por bordados com sobreposição de pérolas em diferentes tamanhos.

Ronaldo Fraga - Sempre focado em criações que remetem a sua memória afetiva, o estilista mineiro Ronaldo Fraga trouxe uma coleção que mostra um pouco da história do Brasil, cuja base inspiradora foi o processo de profissionalização do futebol no país. Além de buscar inspirações nos uniformes que tinham confecção mais artesanal, o estilista quis fazer uma homenagem aos primeiros jogadores negros do futebol brasileiro que

eram impedidos de participar dos times, pois era um esporte para os brancos.

Só com a profissionalização, na década de 1930, os negros puderam ser aceitos nos times, mas ainda assim, sofriam humilhações, como apanhar em campo, caso cometessem faltas.

Com sapatos assinados por Virginia Barros que trazem referência a chuteiras, mas vazadas nos calcanhares e nos dedos e nas roupas, a aposta foi mais esportiva, como bermudas curtas e vestidos com aplicações que fazem alusão aos hexágonos de bolas. O estilista usou as listras e detalhes das camisas de uniformes antigos e texturas criadas com cadarços coloridos e paetês.

Forum - Com a participação da modelo e apresentadora Fernanda Lima, a Forum fez um desfile com inspiração no romantismo da Bossa Nova, em elementos náuticos e referências no guarda-roupa das mulheres das décadas de 1920 e 1960 e mostrou uma coleção marcada por formas mais amplas e saias e decotes profundos que mostram o corpo feminino, além de shorts curtíssimos. A gola de marinheiro também apareceu numa desconstrução da camisa de smoking, dando origem a vestidos e jaquetas. As cores escolhidas para o verão 2014 da Forum foram os tons solares como laranja e vermelho e também o branco e o azul-marinho. O universo do mar apareceu nas estampas das roupas como barquinhos e cordas de marinheiro.

Ellus - Com a presença da top model norte-americana Lindsey Wixson que abriu o desfile vestindo jaqueta e calça camuflada floral e passos largos na passarela, a Ellus propôs para o verão 2014 uma coleção inspirada em uma viagem de moto pela Índia. Estampas que lembram tapeçaria, seda metalizada, jeans paetizados marcaram o desfile, que também teve muitos florais e uma maior sofisticação para a moda urbana, que é uma das características da Ellus. Para as mulheres, cortes retos e silhuetas mais justas e ainda predominância na combinação de jaqueta, camisa no estilo mullet e calça por baixo. Para os homens, destaque para as barras das calças dobradas e ternos com texturas.

Mais

São Paulo Fashion Week, maior e mais importante evento de moda da América Latina, reúne 25 desfiles, que marcam de forma definitiva a mudança no calendário da moda brasileira. A partir deste ano, os desfiles da coleção verão acontecerão em março de cada ano e os de inverno, em outubro. Fonte: Terra

A jornalista participa do evento a convite da organização

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.