PH

Atualizada em 11/10/2022 às 13h40

Na foto, A EMPRESÁRIA EMANUELE Schiavotelo Mendonça e Patrícia Bonaldi com a gerente da Elle Jolie, Jakeline Lopes, em recente encontro no desfile da grife no Rio de Janeiro.

Na foto, Aldy Mello aparece com o presidente da Fiema, Edilson Baldez, com quem aproveitou para comemorar a inscrição do projeto Ser Pai é Legal, desenvolvido em parceria com a Fiema, no Prêmio Innovare 2012.

Hoje tem Festança Boi da Lua

A designer Cíntia Klamt Motta está dando os arremates finais na ambientação dos jardins e salões do Pestana São Luís Resort Hotel, para a edição 2012 da Festança Boi da Lua, que abre com uma noite de gala, a partir das 21h, os festejos juninos de São Luís.
Mais elegante evento sócio-cultural desta cidade, a Festança é feita com o objetivo de levar para os salões elegantes de nossa sociedade as mais autênticas manifestações culturais do Maranhão.
E ao mesmo tempo em que promove a apresentação de nossas belas danças folclóricas e mostra a riqueza de nossos ritmos musicais, o evento tem o seu lado solidário, pois sua renda é destinada a entidades filantrópicas apoiadas pelo Instituto Mirante.
A programação da festa inclui música popular maranhense, grupos folclóricos de bumba-meu-boi, comida típica dos folguedos desta região e um público de centenas de pessoas, mesclando gente do Maranhão e turistas de várias partes de mundo que chegam atraídos por nossas ricas manifestações culturais.

Todos unidos pela Festança

Como se trata de um evento sem fins lucrativos, todas as pessoas que estão envolvidas na Festança do Boi da Lua atuam por diletantismo, movidas pelo desejo de participar de um trabalho social de vulto incontestável.
As instituições filantrópicas beneficiadas com a renda líquida da festa são creches e educandários - a maioria funciona no bairro Ilhinha, uma área de São Luís habitada por pessoas carentes -, que recebem material escolar, equipamentos de saúde e de convivência e até mesmo material de construção para reformas e ampliações.
Ou seja, além da alegria por participar de uma noite linda, as pessoas estarão também praticando um gesto solidário.

Como participar da Festança

Para participar da Festança Boi da Lua, basta fazer uma doação mínima individual de R$ 200,00 e receber o ingresso para brilhar nessa noite de muito charme, glamour, alegria e beleza.
Os participantes serão brindados, por sua vez, com deliciosos quitutes típicos dos festejos juninos. São iguarias doces e salgadas preparadas pelas mais famosas quituteiras do Maranhão.
A bebida - cerveja, água e refrigerantes - será servida aos participantes durante o período previsto para a apresentação de todas as atrações programadas para essa noite.

As músicas e danças da Festança

Para abrir a programação festiva da noite, teremos o Tambor de Crioula de Santa Fé, seguido do Boi de Nina Rodrigues, Boi Unidos de Santa Fé, Boizinho Barrica, Boi de Morros, Boi da Maioba e, para encerrar, um show de músicas maranhenses para dançar, comandado pelo Grupo Argumento.
No Arraial, montado na área dos jardins em frente ao salão de festas do hotel, haverá toda uma atmosfera que fará lembrar as nossas mais antigas e tradicionais festas da temporada.

Cultura afro

O grupo de dança Abanjá, do Centro de Cultura Negra do Maranhão, já está em clima de São João. Agora, cuida dos preparativos finais para a apresentação do espetáculo Bumba Crioula, que abrilhantará os terreiros juninos em São Luís.
A entidade concebeu a proposta na intenção de levar para as ruas os ritmos juninos, mas de origem afro. No repertório, tambor de mina, cacuriá e boi de zabumba, entre outros.

Fogueira acesa

José Pereira Godão abriu as portas da Casa Barrica, na Madre Deus. Ao som dos instrumentos e das vozes líricas de Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, ele está assoprando o apito que simboliza o acender da fogueira para aquecer os brincantes do Boi Barrica (que hoje também dará o ar da graça na Festança Boi da Lua) nas noites de São João.
Os homens e as mulheres que compõem o corpo de baile do grupo folclórico encherão de alegria os terreiros com seu bailado e a nova indumentária, sempre mais colorida, mas nunca fugindo de sua composição original, em homenagem ao trabalho artístico das rendeiras e bordadeiras da cidade de Barreirinhas.

Arraial da Ilha

Este ano tem novidade de peso na programação junina da cidade. É que o Shopping da Ilha promove de 13 de junho a 15 de julho o seu "Arraial da Ilha" na Praça de eventos do shopping, com ampla programação diária que inclui oficinas e brincadeiras infantis, apresentações de quadrilhas escolares e venda de comidas típicas.
Aos sábados e domingos, apresentações culturais com grupos de bois e artista das terra, sempre à partir das 18h.
Na abertura do Arraial da Ilha, que acontece na próxima quarta-feira, tem show com o Grupo Criolina (Alê Muniz e Luciana Simões) às 19h30 e em seguida, apresentação do Boi de Axixá às 20h30.

Exposição

O artista plástico Fábio Vidotti, natural de Belo Horizonte, está com exposição aberta na Galeria de Arte do SESC até 29 de junho.
O trabalho se chama Poética da Reciclagem, por meio do qual ele se mostra um grande experimentador de materiais, técnicas e estilos por meio do reaproveitamento der materiais como o lixo eletrônico.
Vidotti está há mais de 30 anos em São Luís e há 15 desenvolve importantes trabalhos utilizando aço de sucata industrial.

Com bênçãos de São José

Originário da cidade balneária de São José de Ribamar, o grupo folclórico Meu Tamarineiro fará ritual de batizado amanhã, na Praça da Igreja Matriz do município.
Este ano, o boi apresentará toadas para homenagear o quarto centenário de São Luís e o quadragésimo aniversário de sua fundação.
Com sotaque de orquestra, este ano Meu Tamarineiro reúne um batalhão de cerca de 100 brincantes, entre vaqueiros campeadores e de fita, índias e, claro, os donos da festa: Mãe Catirina e Pai Francisco.

Presentes para o Dia dos Namorados

Estudo realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento indica que 65,6% dos consumidores da capital devem comprar presentes em função do Dia dos Namorados. Pela primeira vez nas pesquisas do IFPD os homens aparecem como os mais propensos ao consumo. Vestuário e celulares devem ser os campeões de vendas, porém, os homens, em sua maioria (22,2%), presentearão com flores.

DE RELANCE

A ALEGRIA dos terreiros juninos começará a explodir com mais intensidade na próxima semana, quando terá início a programação festiva organizada pelo Governo do Maranhão em diferentes bairros de São Luís. Este ano, a festa homenageará o quarto centenário da Ilha do Amor.

MAIS de 50 grupos de dança portuguesa quebrarão a rotina no bairro Lira, no centro de São Luís, dia 28 de junho. É que lá acontece anualmente o Festival de Danças Portuguesas e que agora chega a sua 12ª edição.

E MAIS: o evento não tem caráter competitivo. O mais interessante é que as apresentações começam às 18h do dia 28 e somente são encerradas no outro dia, por volta das 10h. Alguns grupos de bumba-meu-boi se juntam aos bailarinos das danças portuguesas no dia 29 e, com isso, tornam o evento ainda mais completo.

QUEM esteve circulando por São Paulo foi a empresária Suelen Pontes (leia-se Casa Boutique). O objetivo da viagem: visitar fornecedores de produtos natalinos. É que com a proximidade do segundo semestre, lojistas já iniciam a montagem de estoque para as festas de fim de ano.

UM MÊS após o seu lançamento, o Aivia Cube (prédio residencial localizado na Península da Ponta d'Areia) revelou o que já se esperava: 70% de suas unidades estão em negociação. A boa aceitação deve-se a alguns fatores, entre eles o valor do metro quadrado para a área (bem abaixo do praticado pelo mercado).

TEM MAIS: acrescente-se ainda a mobilidade de plantas e as recentes condições em função das quedas de juros, que tornaram o financiamento imobiliário mais acessível. Aivia Cube é o primeiro empreendimento do grupo espanhol Aivia em São Luís.

HOJE será encerrada a programação do evento Conexão Dança, com bate-papo do Fórum da Rede de Dança Maranhense, no Chico Discos, além de mostras artísticas e espetáculos começando às 15h. Este ano, a proposta teve como tema "Para habitar a cidade". Às 17h, em parceria com o Itaú Cultural, haverá conversa com Sonia Sobral, sobre produção e pesquisa na área teatral, a partir da experiência com o projeto "Rumos Teatro".

A PROFESSORA Ruth Pinho, especialista em Auditoria, confirmou vinda a São Luís no próximo dia 14. Assim que desembarcar nesta cidade, vai direito para a Escola de Negócios Excellence (ENE). Aliás, a instituição acertou para o dia 22 o seu evento junino.

SÃO LUÍS se prepara para receber o CiclistCOC em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A pedalada em favor do uso de energia sustentáveis acontece hoje, na Av. Litorânea. A concentração será no Corpo de Bombeiros, a partir das 8h. A programação conta ainda com alongamento, música e uma campanha de sensibilização. Uma boa ideia para começar o dia bem mais saudável.

THYAGO Fernandes, diretor, produtor e autor do programa "Segunda Chamada", primeira trama jovem da televisão maranhense, deu uma pausa nos estudos em São Paulo para visitar a família esta semana. Ele, que retornará neste domingo à capital paulista, onde cursa o terceiro período de Tecnologia da Informação, recebeu o carinho dos pais Moacir e Mary Fernandes e demais familiares.

FORMADO em Direito e em TV, esta última graduação obtida na Universidade de Toronto, no Canadá, Thyago é um exemplo de busca incessante pelo conhecimento.

DE CONFÚCIO: "Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.