
Sampaio Corrêa e Paysandu (PA) se enfrentam hoje, às 19h, no Estádio Renê Bayma, em Codó, em uma partida de vida ou morte, no grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro. Só a vitória interessa para os dois times. Se o Sampaio perder, ou mesmo empatar, será rebaixado para a Série D de 2010. Uma derrota também pode significar o rebaixamento para o Paysandu. O empate não classifica, mas deixa o Bicolor na Série C para o próximo ano.
Além disso, o Sampaio tem um tabu para quebrar. A equipe maranhense não vence Papão da Curuzu há oito jogos. São 10 anos sem vitória.
De acordo com pesquisa do historiador Manoel Raimundo do Amaral, Sampaio e Paysandu se enfrentaram 56 vezes, com 12 vitórias para os maranhenses, 29 para os paraenses e 15 empates. A primeira vez em que os dois mediram forças foi em 27 de outubro de 1935, em amistoso realizado em São Luís, vencido pelo Tubarão por 4 x 1. A última partida entre os rivais foi dia 24 de maio de 2009, em Belém, pelo Campeonato Brasileiro da Série C, vencida pelo Papão da Curuzu por 1 x 0.
A última vez em que o Sampaio venceu o Paysandu foi em 28 de fevereiro de 1999, em Belém (PA), pela Copa Norte, pelo placar de 2 x 0.
Faz 22 anos que o Sampaio não vence o Paysandu jogando em casa. A última vitoria boliviana no Maranhão aconteceu dia 1º de maio de 1987, em amistoso que teve como placar 1 x 0. O Tubarão nunca venceu o Papão em Brasileiros.
O técnico do Sampaio, Edson Porto, está confiante em que o tabu acabará hoje. "O time está bem e vai ganhar hoje em Codó", profetiza o treinador.
Sampaio
Rodrigo Ramos, Fernandinho, Leandro, Johíldo (Robinho) e Eloir; Cristiano, Marcinho e Kléo; Diney, Jacques e Gabriel
Técnico - Edson Porto
Paysandu
Paulo Wanzeler, Jucemar, Bernardo, Rogério Corrêa e Aldivan; Mael, Dadá, Zeziel e Michel; Vélber e Zé Carlos
Técnico - JValter Lima
LOCAL - Estádio Renê Bayma, em Codó//HOJE - 19h//ÁRBITRO - Rodrigo Martins Cintra (SP)//AUXILIARES - Hilton Francisco de Melo (SP) e Francisco N. Machado Gaspar (PI)//4º ÁRBITRO - Paulo Sérgio Santos Moreira (MA)
Mais
O time do Sampaio está em Codó desde ontem pela manhã. O jogo de hoje será o segundo que o Tricolor cumprirá no Estádio Renê Bayma no atual Brasileiro. Há duas semanas, o Sampaio derrotou o Rio Branco (AC) por 4 x 2. O Tricolor quer repetir a façanha. Já o Paysandu somente hoje estará se deslocando para Codó. O Bicolor ficou hospedado em Peritoró. O time paraense está confiante. Quer repetir o feito de 2008, quando se classificou na Série C em terras maranhenses ao empatar por 2 x 2 com o BEC, em Bacabal.
Do que cada um precisa
Sampaio
O time maranhense depende só de si para se classificar. Para ganhar a vaga direto, entretanto, precisa vencer o Paysandu, amanhã, em Codó, por dois gols de diferença e torcer por uma vitória do Rio Branco contra o Águia por qualquer diferença de gol. Se vencer por uma diferença de um gol também se classifica, mas, para isso, terá que torcer para o Rio Branco ganhar o Águia por dois ou mais gols. Se o Sampaio vencer o Paysandu por 1 x 0 e o Águia perder para o Rio Branco, pelo mesmo placar, aí Sampaio, Paysandu e Águia ficariam empatados em número de pontos e número de vitórias, mas, no saldo de gols, o classificado ficaria entre Águia e Sampaio, pelo número de cartões vermelhos (até aqui, o Sampaio tem dois jogadores expulsos e o Águia um). Se perder para o Águia neste 5º critério de desempate, o Sampaio terá que se contentar em manter a vaga na Série C para 2010. Se empatar com o Paysandu, o Sampaio será rebaixado, mesmo que o Rio Branco perca para o Águia. O Rio Branco tem três vitórias contra duas do Sampaio. O Sampaio só pode ser o 2º colocado.
Paysandu
Se vencer ou empatar, estará garantido na próxima fase. Pode ser o 1º colocado caso vença o Sampaio e o Águia não ganhe o Rio Branco. Mas também será rebaixado se perder por um gol de diferença para o Sampaio e o Rio Branco vencer o Águia, por um gol de diferença. Se perder para o Sampaio por um gol de diferença e o Rio Branco golear o Águia, dependendo da diferença de gols poderá se livrar do rebaixamento.
Rio Branco
O Rio Branco será o 1º colocado se vencer o Águia. Se perder para o Águia e o Sampaio vencer o Paysandu, o time acreano será rebaixado. Se empatar ou perder, se livrará do rebaixamento, caso o Sampaio empate ou perca para o Paysandu. Neste caso, o Rio Branco teria os mesmos 9 pontos do Sampaio, mas ganharia no número de vitórias.
Águia
Se vencer ou empatar com o Rio Branco se classifica. Só será rebaixado se o Paysandu perder para o Sampaio por um gol de diferença e o Águia vier a ser goleado por três gols pelo Rio Branco, mas isso se a derrota do Paysandu para o Sampaio for por 1 x 0. Se for por 2 x 1 ou 3 x 2, o Águia é quem será rebaixado.
Luverdense
Com 11 pontos não se classifica, mas já se livrou do rebaixamento, isso porque se o Rio Branco não vencer o Águia ou o Sampaio não vencer o Paysandu, nenhum dos dois chegará aos 11 pontos já conquistados pelo time de Mato Grosso. Se o Sampaio e o Rio Branco vencerem por um gol de diferença.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte