Nando Reis faz show em São Luís

O cantor e compositor apresenta sucessos e canções inéditas, que estarão no próximo CD, em Nando Reis e Os Infernais

Atualizada em 13/10/2022 às 11h41

bruna castelo branco

Da equipe de O Estado

O cantor e compositor Nando Reis apresenta hoje, no Ginásio do Dom Bosco (Renascença), o show Nando Reis e Os Infernais. A turnê, há quase um ano e meio na estrada, leva o mesmo nome do quinto álbum solo do cantor, gravado em 2004, pelo projeto MTV Ao Vivo e lançado com o DVD. A produção é considerada pela crítica como responsável pela consagração de sua carreira como cantor. O show terá participação dos maranhenses da banda The Mads.

Mesclando grandes sucessos de sua autoria - desde a época dos Titãs e, depois, na voz de outros intérpretes como Cássia Eller e Jota Quest - com músicas inéditas, como Por Onde Andei (tema do filme Meu Tio Matou um Cara, estrelado pela filha dele, Sophia Reis) e Mantra, faixa que contou com a participação especial de hare krishnas nas gravações, tanto o CD quanto o DVD receberam disco de ouro e estão prestes a conquistar o de platina. O CD ultrapassou a marca de 100 mil cópias vendidas (precisa vender 125 mil para ganhar disco de platina) e o DVD bateu as 48 mil unidades comercializadas, apenas duas mil a menos que o necessário para a platina.

Em entrevista por telefone a O Estado, Nando Reis definiu seu último trabalho como um ponto de transição de sua carreira de cantor, na qual se permitiu reinterpretar sucessos e apresentar composições de uma nova fase da carreira. "Em um trabalho gravado ao vivo, a gente sempre faz um apanhado de nossa carreira, e, além de novas versões para as músicas já conhecidas, eu queria apresentar coisas novas e, curiosamente, essas músicas acabaram tocando muito nas rádios e se tornando sucessos", disse.

O show conta ainda com a interpretação inesperada do clássico brega dos anos 80, Fogo e Paixão, de Wando, disponível apenas no DVD. A interpretação aproximou os dois artistas rendendo parcerias musicais como a canção Minhas Amigas, que faz parte do mais novo DVD de Wando, Romântico Brasileiro, Sem Vergonha. "Nós compomos juntos, eu participo do DVD dele. Acho ótimo que a interpretação de uma música que eu adoro tenha proporcionado novas parcerias e uma amizade".

Com características peculiares para compor músicas com palavras longas, de frases que dão giros por todas as partes da boca e lugares do vocabulário, entonadas por uma afinação pouco convencional, Nando Reis classifica seu trabalho como "música ruiva". Uma brincadeira para definir as suas características enquanto artista. "É uma forma de dizer que o que eu faço tem características muito pessoais, tem sentimentos muito fortes liberados através da música. É como se eu pudesse mostrar um pouco da minha alma", explica.

Além da interpretação de músicas conhecidas, como Cegos no Castelo, Me Diga, Do Seu Lado, A Letra A, All Star e a belíssima Relicário, imortalizada na voz de Cássia Eller, o público maranhense vai poder conferir novidades da carreira de Nando durante o show desta noite, com a execução de músicas que estarão no próximo CD do artista, que terá 12 faixas inéditas e com lançamento previsto para o mês de maio. "Nós vamos fazer músicas do próximo disco, por enquanto, não posso antecipar muita coisa. O que posso dizer é que todas as faixas são inéditas", adianta.

BEM CEDO

José Fernando Gomes dos Reis, ou simplesmente Nando Reis, nasceu no ano de 1963, na capital de São Paulo. Começou a compor muito cedo, desde a adolescência escrevia poemas e depois colocava música com a ajuda do violão que ganhou da avó, quando tinha apenas 7 anos de idade.

Apesar de ter participado na década de 70 da banda Os Camarões, formada por colegas de escola, começou oficialmente sua carreira musical como baixista do grupo pop-pós-punk-rock Titãs, em 1982. Destacando-se como cantor e compositor da banda, da qual fez parte por 20 anos. Da banda da escola, destaca-se a música Pomar (composta há mais de 25 anos) e vencedora de um festival de música escolar, gravada no último disco.

Em 1995, ainda no Titãs, lança seu primeiro disco solo intitulado 12 de Janeiro, que foi muito bem recebido pela imprensa e público. Em 1999, destaca-se mais uma vez no cenário musical, desta vez como produtor do disco de Cássia Eller – Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo (Universal Music), um dos trabalhos de destaque na carreira da cantora, com composições exclusivas de Nando Reis para ela no disco.

Em 2000, Nando reaparece com um novo trabalho solo (o segundo), intitulado Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro. Com este disco, destaca-se, não apenas como um dos principais compositores da música pop brasileira, mas também como um dos mais modernos arranjadores e letristas de seu segmento musical.

Em 2002, ainda no Titãs, mas já consolidado como um dos compositores mais gravados do Brasil, Nando Reis decidiu reler, a seu modo, músicas que fizeram sucesso nas vozes de terceiros. Dessa idéia surgiu Infernal, disco ao vivo gravado em estúdio, que trazia hits como O Segundo Sol (famosa com Cássia Eller), Os Cegos do Castelo (Titãs), Resposta (Skank) e Onde Você Mora? (Cidade Negra). O primeiro trabalho fora da banda foi A Letra A, de 2003 que emplacou nas rádios as músicas Dentro do Mesmo Time e Luz dos Olhos (também gravada por Cássia Eller).

O sucesso foi consolidado com o CD e DVD MTV Ao Vivo, gravado em 2004 no Bar Opinião, em Porto Alegre. A presença de antigos hits do Titãs e do Jota Quest, somada à boa repercussão das inéditas e a grande participação do público gaúcho, rendeu um álbum empolgante. A escolha por gravar em Porto Alegre, fora do eixo Rio-São Paulo deveu-se a dois motivos: o primeiro pela tradição Porto Alegrense de Rock e depois pelas características intimistas do Bar Opinião.

"Nós tínhamos pouco tempo para decidir o local e eu queria um local onde o público pudesse ficar em pé e próximo ao palco. Aí surgiu a idéia do Bar Opinião que é em uma cidade também muito forte musicalmente e o resultado foi muito bom", explica.

Serviço

show

Nando Reis e Os Infernais, com abertura da The

Mads

quando

Hoje, às 21h

onde

Ginásio do Dom Bosco (Renascença)

preço

R$ 20,00 (antecipado), R$ 25,00 (na hora do show)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.