O prefeito Tadeu Palácio sancionou ontem a lei que altera o nome da avenida João Pessoa, no João Paulo, para avenida São Marçal. A mudança atende a uma reivindicação dos grupos de bumba-boi, de moradores da área e dos organizadores da tradicional Festa de São Marçal, realizada há 78 anos naquele bairro. São esperadas para a festa, que começa às 6h de amanhã, 30, e só termina na madrugada do dia seguinte, cerca de 200 mil pessoas.
"Estamos consolidando o desejo da população, que é a identificação do local onde acontece a tradicional festa com o nome do santo padroeiro", afirmou o prefeito ao sancionar a lei, em solenidade no Palácio de La Ravardière, que contou com a presença de representantes do Grupo Ação Voluntária, responsável pela organização da Festa de São Marçal há 20 anos. Presente também o vereador Albino Soeiro, autor da proposta de alteração do nome da avenida, aprovada pela Câmara Municipal.
Para Albino Soeiro, ao aprovar a mudança do nome da avenida de João Pessoa para São Marçal, a Câmara de Vereadores ajuda a fortalecer ainda mais uma das maiores festas populares de São Luís. "É uma justa homenagem", acrescentou o vereador.
identidade
Paulo de Tarso Alves, um dos integrantes do Grupo Ação Voluntária, disse que denominar de São Marçal a avenida onde acontece o tradicional encontro de grupos de bumba-boi é uma consolidação da identidade cultural da população de São Luís. "Essa mudança de nome também consolida o bairro do João Paulo como local da Festa de São Marçal", comemora Paulo de Tarso.
Tadeu Palácio decretou ponto facultativo nos órgãos municipais nesta quinta-feira, dia 30. Como nos anos anteriores, os festejos contam com o apoio decisivo da Prefeitura de São Luís, que concentrou esforços para garantir toda a infra-estrutura necessária para a realização da festa, que encerra o ciclo dos festejos juninos na capital maranhense.
Leia mais em Cidade
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.