VITÓRIA DO MEARIM – A Polícia Civil investiga o abandono de uma mala contendo 78 bananas de dinamite, encontrada por trabalhadores rurais na manhã desta quinta-feira (5), às margens da MA-014, entre os municípios de Vitória do Mearim e Viana, no interior do Maranhão.
O material estava dentro de uma mala envolta por uma lona e foi localizado a cerca de 10 metros da rodovia, aproximadamente cinco quilômetros distante do centro de Vitória do Mearim.
Segundo a polícia, há indícios de que a mala estivesse no local há bastante tempo, já que a vegetação começava a encobrir o material. Diante do risco, equipes da Delegacia de Vitória do Mearim montaram uma operação de segurança e solicitaram apoio especializado.
Explosivo é fabricado para uso em mineração
De acordo com a Polícia Civil, esse tipo de explosivo é produzido originalmente para uso em atividades de mineração, principalmente em escavações de áreas rochosas. No entanto, cargas como essa costumam ser desviadas por quadrilhas especializadas em ataques a instituições financeiras.
Em ações criminosas, a dinamite é utilizada para romper cofres e caixas eletrônicos, provocando explosões de grande impacto, capazes de causar destruição significativa em agências bancárias.
Os explosivos foram removidos com segurança e levados para o pátio da delegacia, onde permaneceram sob custódia até a chegada de equipes da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), responsáveis pelo manuseio e destinação adequada de artefatos de alto risco.
Saiba Mais
- TSE confirma cassação de vereadores de Vitória do Mearim
- Homem é preso em flagrante furtando combustível de trem em Vitória do Mearim
- MP-MA identifica problemas no Hospital Moisés Kalil
- Prefeita do município Vitória do Mearim é denunciada por desvio de recursos públicos
- Testemunhas começaram a ser ouvidas hoje em Vitória do Mearim
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.