TIMON - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu, em Timon, mais de 800 chamados para socorrer vítimas no trânsito. A maior parte dos acidentes foi motivada pela imprudência.
Veja, ao lado, na reportagem de Marcelo Fontenele e José Mendes.
Quando dizem que acidente de trânsito é questão de saúde pública, não é exagero. Os números não mentem e revelam uma estatística assustadora. Um levantamento feito pelo Samu mostra que no município de Timon acontecem mais de dois acidentes por dia. No ano passado, o serviço atendeu 878 chamados, para socorrer vítimas no trânsito violento da cidade. A maioria dos casos foi motivada pela imprudência.
O problema não é localizado. Timon é somente uma das milhares de cidades que sofrem com essa situação. O grande número de acidentes provoca reflexos nos cofres públicos, principalmente para o setor da saúde. De acordo com a organização das nações unidas, o trânsito é responsável pela sobrecarga de prontos-socorros, e representam, ainda, a metade das ocupações nos centros cirúrgicos. Em termos financeiros, os acidentes consomem cerca de 1% a 2% do Produto Interno Bruto (PIB).
Para o coordenador do Samu de Timon, o serviço público de saúde funcionaria bem melhor, se não fossem tantos acidentes. O Departamento de Trânsito informou que nesta semana será iniciado um trabalho de fiscalização, com o apoio da Polícia Militar, para reduzir o número de infrações e as imprudências no trânsito de Timon.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.