Timon

Cursos da PM beneficiam 1.150 crianças e adolescentes

O Proerd foi desenvolvido em 23 escolas do Sistema Municipal de Educação.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h03

SÃO LUÍS - A Polícia Militar do Maranhão, por meio do 11º Batalhão, em Timon, entregou, esta semana, certificado de conclusão de curso para 1.150 crianças e adolescentes que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido em 23 escolas do Sistema Municipal de Educação. O evento ocorreu no Ginásio de Esportes da Avenida Teresina, no bairro Parque Piauí.

De acordo com informações da Policia Militar, o Proerd forma, todo ano, uma média de 2.400 alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas municipais de Timon. Trata-se de um programa de prevenção contra o uso de drogas. Tem suas origens nos Estados Unidos da América. Chegou ao Brasil em 1992, no Maranhão em 2002 e em Timon em 2003. Já são mais de 17 mil alunos formados, dos quais, mais de dez mil na atual administração municipal.

A Policia Militar entra com os policiais instrutores, a camiseta e a cartilha para os alunos e a Secretaria de Educação do Município com o material didático e indica as escolas a serem atendidas pelo programa. "Temos três instrutores exclusivos para o Proerd, explica o Comandante do 11º Batalhão da Policia Militar, Major Joelson Sandes Sipaúba. "Em cada etapa o Programa alcança uma média de 1.200 alunos na rede municipal de ensino", acrescentou o comandante.

Ainda segundo o comandante, o Proerd trabalha a autoestima e a prevenção dos alunos, orientando-os para ficar longe das drogas; orienta sobre a influência dos meios de comunicação no uso da droga e da violência. "O Proerd mostra para as crianças estilos de vida saudáveis para que elas vejam que existem várias outras opções para resolver seus problemas individuais sem que seja preciso usar drogas.

"É um programa que ajuda a escola e a sociedade, prepara as crianças para o futuro e coloca para os jovens que as drogas podem ser evitadas por meio de valores morais, éticos e educacionais", afirmou o Vereador Luis Firmino de Sousa Filho, que se fez presente na solenidade formatura. "É uma ação que reflete a dimensão humana da criança e do adolescente e diz para ele que a ação dele consciente é mais forte do que todas as coisas", completou o vereador.

De acordo com informações prestadas pela a Secretária de Educação do Município de Timon, Suely Mendes, a Policia Militar tem feito pesquisas e levantamentos junto a Delegacia do Adolescente Infrator de Timon e percebe, que as crianças que participam do Proerd não estão entre as que por algum motivo, são enviadas para referida delegacia. "Ao serem cruzados os dados das crianças do Proerd com as que passam pela Delegacia do Adolescente Infrator, observa-se uma incidência de praticamente zero”, constata.

ESCOLAS BENEFICIADAS

01 U.E. João Fonseca Maranhão (18 alunos)

02 U.E. José de Ribamar Silva (29)

03 U.E. José Waquim (70)

04 Menino Jesus - Parque Alvorada (34)

05 U.E. Pedro Falcão Lopes (35)

06 Escola Comunitária São Benedito (39)

07 Escola Missionária Padre Fábio (65)

08 U.E. Samaritana Janete Carvalho (30)

09 U.E. Maria do Carmo Viana Neiva (18)

10 Centro Educacional Estrela da Manhã (20)

11 U.E. Irmã Dulce (33)

12 Pré-Escolar Tia Almerita (24)

13 U.E. Edgard Schalcher (52)

14 U.E. Luis Miguel Budaruiche (119)

15 U.E. Ney Rodrigues Vasconcelos (48)

16 U.E. Antonia Diva (43)

17 U.E. Darcy Ribeiro (79)

18 U.E. Lizete de Oliveira Farias (40)

19 U.E. Nazaré Rodrigues (79)

20 Colégio Tia Rita (31)

21 E.M. santa Joana D'arc (28)

22 U.E. Benedito Silvestre (130)

23 Colégio Francisco Alves Cavalcante (24)

As informações são da Secom

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.