TIMON - Em Timon o clima é de expectativa entre os jovens inscritos para participar do programa Viva Meu Primeiro Emprego. O programa lançado pelo Governo do Maranhão dará oportunidade para que 70 jovens sem qualquer experiência profissional ingressem no mercado do trabalho ainda este mês.
O diretor da Agência Municipal de Emprego, que corresponde ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), Silmar Braga, revelou que o número de inscrições superou as expectativas e que já prevê um número de vagas bem maior para as próximas edições do programa.
"Tivemos uma média de 150 novas inscrições na agência, somente este mês, e a estimativa é de que pelo menos metade já esteja inserida no mercado de trabalho agora em dezembro. Serão oferecidas 500 vagas. As setenta primeiras ainda este ano e as demais serão distribuídas ao longo do ano que vem", confirmou o diretor da agência.
Uma das novidades desta nova fase do Programa Viva Meu Primeiro Emprego, e que veio também facilitar a vida dos candidatos às vagas, é que os mesmos agora podem fazer sua inscrição pela internet, por meio do site www.ma.gov.br/primeiro emprego. Quem já fez a inscrição pela Agência Municipal de Emprego já está automaticamente cadastrado e não há a necessidade de preencher nova ficha no site.
Conforme informações do diretor da agência 40 empresas já estão cadastradas para receber os novos profissionais, que deverão ingressar no mercado de trabalho de Timon. O programa que é voltado para jovens com idade entre 18 aos 24 anos, que ainda não possuem qualquer experiência profissional, fornecerá ao selecionado durante três meses uma bolsa no valor de um salário mínimo, com isso o novo funcionário não vai representar qualquer ônus para a empresa que terá como única função ensinar uma atividade para o jovem.
O Programa Viva Meu Primeiro Emprego abre portas não apenas para os novos profissionais, mas também para as empresas participantes. É uma troca de vantagens que ajuda a aumentar o quadro de empregabilidade no Maranhão. Quem já participou do programa em edições anteriores, como é o caso do empresário Moisés Sérvio atesta que a oportunidade foi vantajosa para a empresa da qual é proprietário. Não é a toa que na sua empresa de automotores 13 pessoas já foram empregadas e duas delas permanecem no quadro de funcionários até hoje.
"Já participei das versões do programa feitas pelos governos federal, estadual e municipal. De lá pra cá já foram nove programas e nós convidamos essas pessoas para continuar com a gente e, desde 2001, temos um auxiliar de mecânico e um soldador que já está com a gente todo esse tempo e isso é muito bom para todas as pessoas que participam", enfatizou o empresário.
A zeladora Ozineide Bezerra que já trabalha em uma empresa de ônibus há oito anos ingressou na empresa onde está até hoje pelo programa. Ela garante que além da oportunidade, consegui também estabilidade financeira, graças à iniciativa do Governo do Estado.
"Eu comecei como estagiária e estou aqui até hoje trabalhando no mesmo lugar. Acho que além de fazer meu serviço direito eles também gostaram de mim e enquanto der certo é aqui que eu quero ficar", garantiu a funcionária.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.