TIMON - As quadrilhas que roubam cargas e caminhões estão agindo de uma nova maneira no Maranhão: os bandidos agora atuam disfarçados de policiais. A tática é considerada ousada. Os assaltantes espalham cones no meio da rodovia, pedem para os veículos pararem, fazem revista, exigem documentos e enganam o motorista dizendo que o caminhão está irregular e que precisa ficar apreendido.
Foi assim que aconteceu com um caminhoneiro, que concedeu entrevista ao Portal Imirante.com, mas não quis revelar o nome com medo dos assaltantes. “Os caras são profissionais. Quando eles pediram pra eu parar, pensei que fossem policiais. Eles estavam usando uniforme da Polícia Federal”, diz a vítima, que mora na cidade de Castanhal, no Pará, e teve o caminhão roubado na BR-316, entre Timon e Caxias. A vítima conta ainda que, após ter o caminhão recolhido, foi levada para um matagal, com as mãos amarradas e foi ameaçada de morte, caso levasse o caso à polícia.
Os bandidos geralmente roubam caminhões para transportar alguma carga irregular ou para vendê-los em outras regiões do país e até no exterior. Uma prática comum também é roubar apenas a carga e liberar motorista e caminhão, logo após o saque. A BR-316 é bastante conhecida pela prática desse tipo de crime, principalmente, entre Timon e Caxias, nas proximidades da torre da EMBRATEL, em função das ladeiras, quando os caminhões precisam reduzir a velocidade.
Na nova modalidade de abordagem, quando os bandidos agem disfarçados de policiais federais, a dificuldade é identificar quem são os criminosos, já que a ação é muito rápida, explica o Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Lindomar Rocha. “Esse tipo de prática já ocorreu no Maranhão em outras oportunidades. Já aconteceu em Imperatriz, em Santa Inês e agora aqui em Caxias. Já houve, inclusive, assalto a banco com as mesmas características”, revelou Lindomar Rocha. “As investigações são no sentido de localizar qualquer vestígio para encontrar os integrantes desse grupo que age aqui na região”, completou ele.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.