TIMON - A Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semdes) de Timon, apresenta hoje o plano de enfrentamento ao abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes.
No estado, apenas os municípios de Timon, São Luís, Imperatriz, Açailândia e Caxias foram selecionados pelo Governo Federal para definir ações contra a violência infanto-juvenil. Os representantes da UFMA farão a apresentação do plano a partir das 8h30, no auditório do Centro de Treinamento Wall Ferraz.
As atividades fazem parte do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil, elaborado em conjunto pelo Governo Federal e por uma série de organizações não-governamentais e instituições como o Ministério Público e o Judiciário.
A diretora do Departamento de Programas Sociais da Semdes, Fabiana Costa, destacou que as principais diretrizes do plano são as análises da situação em que o município se encontra em relação à violência sexual, a mobilização para enfrentar a questão, a atualização da legislação e o combate à impunidade. “Além do atendimento das vítimas, a prevenção de abusos e o estímulo ao engajamento juvenil”, destacou.
Ela informou que a Prefeitura de Timon está priorizando as ações de combate à violência contra crianças e adolescentes, criando mecanismos de proteção, como centro de apoio e programas voltados para as vítimas. Hoje, os organizadores do evento mostrarão a situação do país em relação ao abuso sexual infanto-juvenil e fará a capacitação dos agentes de mobilização.
Fabiana Costa informou que também haverá a eleição e posse da Comissão Municipal Intersetorial de enfrentamento da violência infanto-juvenil do Maranhão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.