TIMON - “Crianças e adolescentes são bons para a democracia”. A afirmação é do promotor de justiça e secretário para assuntos institucionais da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão, Márcio Thadeu Silva Marques, durante palestra que fez no segundo dia da Jornada pelos Direitos da Criança e do Adolescente, encerrada hoje em Timon.
No evento participaram representantes do poder público e da sociedade civil organizada de 15 municípios do leste maranhense e da Região dos Cocais.
Durante a palestra, o promotor de justiça falou sobre os avanços e desafios enfrentados pela sociedade brasileira acerca dos direitos da criança e do adolescente e afirmou que para o pleno exercício da democracia é necessário competência na execução e fiscalização da implementação das políticas públicas sociais, principalmente, àquelas destinadas à infância e à adolescência.
Márcio Thadeu Marques disse, ainda, “que o corrupto é o maior serial killer que pode existir, porque, além de nos roubar os recursos necessários à manutenção da vida, destrói a nossa saúde e dignidade”.
O secretário de Cidades do Maranhão, Arnaldo Melo, falou, durante o evento, sobre o trabalho desenvolvido pelo governo estadual na melhoria das condições de moradia da população de baixa renda, por meio de alguns projetos desenvolvidos em parceria com os municípios que têm os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e o governo federal.
Citou projetos como o Alvorada que consiste na construção de banheiros nas casas e poços artesianos com estações de tratamento de água nas comunidades, beneficiando, principalmente, crianças e adolescentes.
Promotores engajados
Para a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, procuradora de justiça Eliza Brito Neves dos Santos, um dos pontos altos da II Jornada pelos Direitos da Criança e do Adolescente foi a participação e engajamento dos promotores de justiça da Região dos Cocais e do leste maranhense.
Participaram os promotores Douglas Assunção Nojosa, Pedro Lino Silva Curvelo, Luiz Muniz Rocha Filho, Antônio Borges Nunes Júnior, Marco Antônio Camardella da Silveira, Sérgio Henrique Furtado Coelho, Geraulides Mendonça de Castro, André Luís Lopes Rocha e Cristiane Carvalho Melo.
Os promotores reuniram-se com os representantes dos municípios durante a realização dos trabalhos de grupos e ajudaram na construção da agenda pública para enfrentamento dos problemas relativos à infância e à juventude.
“Isso demonstra que os promotores estão comprometidos com a comunidade para a superação dos baixos indicadores sócio-econômicos da região”, acrescentou a procuradora de justiça.
No segundo dia da jornada foram realizadas oficinas temáticas abordando assuntos como medidas sócio-educativas em meio aberto, competências familiares, orçamento público, 15 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, protagonismo juvenil, entre outros.
O evento foi promovido pela Rede Interinstitucional pela Educação Básica Maranhense (RIEB-MA), formada por 11 instituições, entre elas o Ministério Público do Maranhão e Unicef.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.