TIMON - A secretaria Municipal de Educação de Timon (MA) está incentivando a matrícula de alunos que estão fora da escola. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 35% da população timonense não sabe ler e nem escrever. A secretária de Educação, Suely Almeida Mendes, disse que a meta do município é alfabetizar o maior número possível de pessoas e promover a inclusão social. Em Timon, existem mais de 35 mil alunos no ensino fundamental e médio.
“O nosso desafio é que nenhum aluno fique fora da escola. Estamos reestruturando as unidades escolares para atender o maior número de estudantes”, afirmou Suely Mendes.
Ela disse que a Secretaria Municipal de Educação está fazendo parcerias com mais de 50 escolas conveniadas para a alfabetização de crianças e adolescentes. Suely Mendes disse que a secretaria está realizando oficinas com técnicos do planejamento para a elaboração de projetos na área de educação e em diversos níveis de ensino.
Os técnicos estão apreendendo a elaborar projetos para serem pleiteados junto ao Governo Federal. A oficina está sendo feita pela assessora de planejamento de Timon, Deuzimar Serra.
Saúde
Nesta terça-feira (24), foi realizado o projeto “Saúde na Escola” para a sensibilização do combate a hanseníase no colégio Clodomir Milet, no bairro Parque Piauí. No local, foram realizadas consultas, exames e vacinação de BCG, anti-tetânica e febre amarela.
A diretora do Núcleo de Informação, Educação e Comunicação (IEC), Rita Porto, disse que somente nesta terça, foram atendidas 47 pessoas. No colégio foram detectados seis casos de hanseníase. A médica Júlia Pitombeira disse que foram dadas as orientações sobre a doenças e distribuição de medicamentos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.