SÃO LUÍS - Acontece nesta quinta-feira, no município de Timon, o II Encontro do Sistema Penitenciário. O encontro discute com a comunidade e com representantes do poder público o modelo de gestão para o novo presídio que será instalado no município.
A previsão da Secretaria de Justiça e Cidadania é de que até o final do mês de junho os presídios de Pedreiras e de Timon já estejam funcionando.
De acordo com o Secretário de Justiça e Cidadania, Sálvio Dino Júnior, “a idéia é fazer com que os novos presídios funcionem como Centros de Ressocialização, a gestão deverá ser compartilhada com participação ativa da comunidade”, afirmou.
O sistema penitenciário do Maranhão conta atualmente com 8 unidades prisionais, em São Luís, Imperatriz e Caxias. São 1.788 vagas para 4.343 presos que hoje estão em delegacias e nas penitenciárias.
“Esses números refletem um problema gravíssimo de superpopulação carcerária por isso a importância da ocupação dos novos presídios”.
O presídio regional de Timon tem capacidade para 168 presos, mas a Secretaria de Justiça e Cidadania deverá transferir para a nova unidade de 90 a 100 presos. A prioridade são os presos que são da região para que possam cumprir a pena perto de suas famílias.
“A intenção é trabalhar com um número menor do que a capacidade do presídio exatamente para que os presos tenham um melhor acompanhamento nos trabalhos de ressocialização”, afirmou Sálvio Dino Júnior.
O mesmo evento foi realizado no município de Pedreiras que hoje conta com uma APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.