Ipemar vistoria táxis no interior do Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Maranhão (Ipemar) inicia hoje (12) o trabalho de aferição de taxímetros no município de Timon. Essa verificação, que é realizada uma vez por ano, tem como objetivo a proteção do consumidor, garantindo que os usuários de táxi paguem o preço justo da corrida ao utilizar este serviço.

Como o número de táxi no município é pequeno – cerca de 60 -, o diretor Técnico do Ipemar, João Luís Alves de Sousa, disse que em três dias o trabalho deve ser concluído.

O diretor explicou que durante a aferição o táxi percorre duas pistas, uma de 1 quilômetro e a outra de 2. Na primeira o taxista deve usar bandeira um e na segunda bandeira dois. No início do percurso o taxímetro é zerado e no final deve registrar R$ 1,00.

Se o valor for confirmado, o taxímetro recebe novo lacre, do contrário ele é retirado do veículo e levado para oficinas credenciadas pelo Ipemar/Inmetro para realização de reparos. No caso de constatada adulteração o proprietário do veículo poderá ser autuado.

João Luís informou que no próximo mês o instituto vai realizar blitz nos municípios de Imperatriz, Timon e São Luís para verificar se todos os táxis foram aferidos. A não aferição poderá acarretar multa de até R$ 500,00. Dependendo da gravidade, o taxista poderá perder a licença de operação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.