TIMBIRAS - Um raio provocou um incêndio em uma casa na última sexta-feira (15), no município de Timbiras, no leste do Maranhão. O fogo se alastrou por parte do teto e atingiu uma residência vizinha.
Segundo o relato de uma moradora do imóvel, o raio causou um forte estrondo e depois o incêndio começou. "Senti um impacto muito forte, uma zoada muito forte que afetou minha a minha audição. Eu vi fogo, saindo do teto", disse a residente, que não quis se identificar.
Após o incidente, a fiação da casa precisou ser inteiramente substituída. Na outra residência atingida, parte da mobília foi destruída.
Continua após a publicidade..
Alerta laranja
Até a próxima segunda-feira (18), parte do Maranhão está sob alerta laranja de chuvas intensas, é o que indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Há risco de descargas elétricas e ventos que podem chegar a 100 km/h.
Ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. Veja os cuidados necessários durante o alerta:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
- Durante as chuvas, deve-se evitar a manutenção em telhados e cercas elétricas devido ao risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios).
- Se estiver na rua, não fique em áreas como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo.
- Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.
- Em casos de alagamento, procure um local, longe de postes e árvores, e espere o nível da água baixar. Mas, se notar que o carro está sendo arrastado pela água, abandone o veículo e procure um local seguro. Por segurança e após avaliação técnica em áreas alagadas, às vezes, é necessário fazer o desligamento da energia, com o propósito de evitar acidentes envolvendo rede elétrica. Logo que o nível da água baixar, a energia voltará a ser religada com segurança para todos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias