ATÉ 17 DE JULHO

UEMASUL abre inscrições para vagas remanescentes do PAES 2026 em Imperatriz e Açailândia

Seleção para o PAES 2026 usa notas do Enem de 2022 a 2025 e oferece oportunidades para os cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Civil.

Imirante.com

Atualizada em 08/07/2026 às 10h31
Confira todos os detalhes no edital completo. (Foto: Divulgação/UEMASUL)

IMPERATRIZ – Estão abertas até 17 de julho as inscrições para as vagas remanescentes do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior, o PAES 2026 da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Ao todo, são ofertadas 28 vagas para ingresso no segundo semestre letivo de 2026, distribuídas entre os campi de Imperatriz e Açailândia.

O seletivo é voltado para candidatos que concluíram o ensino médio e participaram de pelo menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2022 e 2025. Para concorrer, é preciso ter obtido nota igual ou superior a 300 pontos e não ter zerado a redação. Todos os detalhes você confere acessando o edital completo.

As vagas são para os cursos de Engenharia Florestal, no Campus Imperatriz, e Engenharia Civil, no Campus Açailândia, ambos na modalidade presencial. As inscrições devem ser feitas presencialmente, em dias úteis, das 9h às 12h e das 15h às 18h, no Protocolo Geral da UEMASUL, em Imperatriz, ou na Secretaria Acadêmica do Campus Açailândia. A taxa de inscrição é de R$ 50.

Cada candidato poderá fazer apenas uma inscrição e disputar somente um dos cursos ofertados. Além disso, não pode ter matrícula ativa em cursos de graduação de instituições públicas de ensino superior, conforme prevê a Lei nº 12.089/2009.

Confira o cronograma previsto para o PAES 2026

O edital prevê reserva de vagas para ações afirmativas. Do total, 20% são destinadas a estudantes pretos, pardos ou indígenas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Outros 5% são reservados para pessoas com deficiência.

O resultado final do processo seletivo será divulgado em 29 de julho. Já as matrículas dos aprovados estão previstas para ocorrer entre 30 de julho e 6 de agosto.

PAES 2026 deve iniciar aulas em agosto

Segundo a UEMASUL, o início do semestre letivo está marcado para 10 de agosto de 2026. Mais informações sobre documentação e regras do seletivo estão disponíveis no edital divulgado pela universidade. Acesse o edital e confira todos os detalhes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.