SÍTIO NOVO – Como parte do Programa de Regionalização do Turismo, técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) visitaram os municípios de Sítio Novo, Arame, Barra do Corda, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieira, cidades que compõem o Polo das Serras Guajajara, Timbira e Kanela.
As reuniões realizadas tiveram a adesão dos municípios visitados com a participação de 80% dos empresários, poder público e entidades da sociedade civil, que discutiram o plano estratégico para o polo. Um dos marcos da política para o setor do turismo desenvolvida pela Setur é de incentivar e apoiar os gestores a estruturar e promover o turismo, de forma regionalizada e descentralizada.
Continua após a publicidade..
A intenção é que todos os municípios maranhenses se adequem aos novos padrões que vão definir as cidades turísticas em todo país. Para o secretario de Turismo, Jura Filho, é fundamental que seja promovida a qualificação dos profissionais e dos serviços da cadeia turística nos municípios maranhenses. O objetivo é fomentar nos agentes e interlocutores municipais a inovação, a estruturação dos produtos e o empreendedorismo.
Os participantes se dividiram em grupos para definir a visão, missão e metas para curto, médio e longo prazo. Para o interlocutor Pedro Mendes, é muito importante a contribuição do empresariado da região na construção deste planejamento. “A ordenação foi o eixo identificado como o mais o urgente para consolidação e integração dos municípios e fortalecer os atores locais”, disse.
Saiba Mais
- Turismo deve faturar R$ 157,74 bilhões na alta temporada de verão
- Empresas aéreas vão ofertar 17,8 mil voos a mais no próximo verão
- Gastos de estrangeiros no Brasil chegam a R$ 26 bilhões em 2024
- Ruínas de um dos conventos mais antigos do Brasil receberão espaço cultural e turístico
- Sem pandemia, gasto do brasileiro com viagens salta 78% em dois anos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias