"ALERTA EXTREMO"

Moradores de São Luís recebem alerta nos celulares sobre implosão de ponte na BR-135

Aviso foi enviado às 10h desse domingo (1º), quando operação de implosão de ponte provoca bloqueios no trânsito da BR-135.

Imirante.com

Alerta sonoro veio acompanhado de texto com indicações sobre a implosão. (Foto: Hudson Souza/Imirante)

SÃO LUÍS – Moradores de São Luís receberam, na manhã deste domingo (1º), um alerta sonoro e visual nos celulares com orientações sobre a operação de implosão da Ponte Marcelino Machado, na BR-135. A estrutura, localizada sobre o Estreito dos Mosquitos, será demolida neste domingo durante uma operação que também provoca mudanças no trânsito da região.

O alerta foi enviado aos aparelhos celulares como parte das medidas de segurança adotadas para a operação. A implosão da ponte está prevista para ocorrer neste domingo, e trechos da BR-135 serão interditados temporariamente.

Trânsito terá bloqueios durante implosão de ponte no Estreito dos Mosquitos

Os bloqueios serão realizados em dois pontos da BR-135: no quilômetro 22, na saída de São Luís, e no quilômetro 40, em Bacabeira. A previsão é que a região permaneça interditada das 10h às 16h.

Após a implosão, a ponte no sentido de saída de São Luís continuará funcionando. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), não haverá sistema de pare e siga durante a reconstrução da estrutura.

Moradores serão retirados das proximidades do local da implosão de ponte

Mais de 100 famílias que vivem nas proximidades da ponte também serão retiradas temporariamente de suas casas para garantir a segurança durante a operação.

Os moradores deverão permanecer em uma quadra de esportes localizada no bairro Estiva, na zona rural de São Luís. Eles receberam pulseiras para facilitar o acesso ao espaço e garantir a alimentação durante o período de afastamento. O retorno às residências dependerá de uma nova vistoria da Defesa Civil após a conclusão dos trabalhos.

Ponte do Estreito dos Mosquitos está interditada desde abril

Construída em 1960, a Ponte Marcelino Machado está interditada preventivamente desde abril deste ano, após a identificação de problemas estruturais. Segundo o DNIT, foram identificados deslocamento de blocos de concreto, corrosão da estrutura metálica, fissuras, exposição e oxidação das armaduras e perda de rigidez estrutural.

A reconstrução da ponte está orçada em R$ 176,7 milhões e tem previsão de conclusão em 2027. O trabalho será realizado de forma controlada e gradual para não comprometer a estrutura que permanece em operação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.