Empresário recebe ameaças de morte pelo WhatsApp e suspeito que exigia R$ 350 mil acaba preso em SL
Homem de 44 anos, suspeito de extorsão, foi preso pela Polícia Civil do Maranhão durante a Operação Rastro. Criminoso teria ameaçado familiares da vítima, incluindo filhos e netas.
SÃO LUÍS - Um homem de 44 anos foi preso preventivamente neste sábado (31), em São Luís, suspeito de extorsão contra um empresário de 75 anos e uma funcionária. Segundo a Polícia Civil do Maranhão, o investigado exigia pagamentos que chegaram a R$ 350 mil, utilizando ameaças de morte pelo WhatsApp contra as vítimas e seus familiares.
A prisão ocorreu durante a Operação Rastro, coordenada pelo Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT), ligado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). Os policiais também cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito de extorsão, onde recolheram celulares e outros equipamentos eletrônicos.
Ameaças envolviam filhos e netas do empresário
De acordo com as investigações, as ameaças começaram em meados de outubro. Inicialmente, o empresário recebia mensagens impressas deixadas na sede de sua empresa. Depois, as cobranças passaram a ser feitas pelo WhatsApp.
Nas mensagens, o suspeito exigia dinheiro e ameaçava matar o empresário e pessoas de sua família, incluindo filhos e netas. Ele também afirmava conhecer os endereços dos familiares, os veículos utilizados e a rotina da vítima.
Uma funcionária da empresa também teria recebido ameaças acompanhadas de exigências financeiras.
Suspeito teria usado dados de terceiros para esconder identidade
Durante a investigação, a Polícia Civil identificou indícios de que o homem utilizava diferentes estratégias para dificultar sua identificação.
Entre os métodos investigados estão a criação de contas, o cadastramento de linhas telefônicas em nome de terceiros e a indicação de contas bancárias de outras pessoas para receber o dinheiro exigido.
O trabalho policial envolveu análise de dados técnicos e depoimentos de testemunhas, que ajudaram a identificar o suspeito. Apesar das ameaças, nenhuma quantia foi paga pelas vítimas, segundo a Polícia Civil.
Polícia investiga possível participação de outras pessoas no esquema de extorsão
Após a prisão, o homem foi encaminhado para audiência de custódia e permanece à disposição da Justiça.
Os celulares e demais dispositivos apreendidos serão analisados para aprofundar as investigações e verificar se outras pessoas participaram do esquema de extorsão.
A Polícia Civil orienta que vítimas de ameaças ou tentativas de extorsão guardem mensagens, registros de conversas e outras possíveis provas, além de procurarem uma delegacia para registrar a ocorrência.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.