Segurança Pública

PEC da Segurança será analisada pelo Senado após retomada da tramitação

Com relatório pronto, a CCJ do Senado Federal vota na próxima quarta-feira (2) a PEC da Segurança, proposta que endurece o combate ao crime organizado.

Ipolítica, com informações do G1

PEC da Segurança será analisada pelo CCJ do Senado (Geraldo Magela/Agência Senado)

BRASÍLIA – Na próxima quarta-feira (2), o Senado Federal retoma a análise da PEC da Segurança, proposta prioritária de Lula para endurecer regras contra o crime organizado.

A informação foi confirmada pelo presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), que afirmou que o relatório da matéria já está pronto e será incluído na pauta do colegiado.

“Agora que o relatório está pronto, vamos pautar na reunião da próxima quarta”, declarou o senador.

Tramitação da PEC da Segurança

A proposta foi aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados em 4 de março, mas estava sem avanço no Senado desde 10 de março.

A matéria teve sua tramitação retomada na última sexta-feira (21). A decisão ocorreu após Lula conversar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Relator da PEC no Senado Federal, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) manteve integralmente o texto aprovado anteriormente pela Câmara.

Segundo o parlamentar, a versão aprovada pela Câmara já resultou de negociações com governadores, secretários estaduais de Segurança Pública, representantes das forças policiais e integrantes da sociedade civil.

Principais pontos da proposta

A PEC da Segurança prevê mudanças constitucionais relacionadas ao combate ao crime organizado e ao funcionamento das políticas de segurança pública.

Entre os pontos previstos no texto estão:

  • endurecimento das regras para chefes e integrantes de organizações criminosas de alta periculosidade;
  • cumprimento de pena em presídios de segurança máxima, com regras mais rígidas e menos benefícios;
  • possibilidade de expropriação, sem indenização, de bens ligados a atividades criminosas;
  • ampliação da atuação das guardas municipais em atividades de policiamento ostensivo e comunitário.

 

A proposta enviada inicialmente pelo governo previa ampliar o papel da União na coordenação das políticas de segurança pública. Durante a análise na Câmara, o texto passou por negociações com governadores e integrantes da oposição e teve redução da participação federal.

Próximas etapas

Caso seja aprovada pela CCJ sem alterações, a PEC seguirá para votação no plenário do Senado e não precisará retornar à Câmara dos Deputados.

A proposta precisará receber apoio de pelo menos três quintos dos senadores em dois turnos de votação para ser promulgada. Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição, o texto não depende de sanção presidencial.

A votação da PEC da Segurança na CCJ ocorrerá na mesma sessão em que está prevista a análise da PEC que trata do fim da escala 6x1. Senadores ainda podem apresentar pedido de vista, mecanismo que adia a votação para ampliar o prazo de análise.

Receba também as principais notícias do Maranhão, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail. Cadastre-se gratuitamente no Imirante.com e ative a opção "Receber conteúdos por e-mail" para acompanhar a Newsletter do Imirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.