118 ANOS DA AML

Academia Maranhense de Letras doa livros e realiza debate ambiental com estudantes da Ilhinha

Atividade da Academia Maranhense de Letras reuniu estudantes, distribuiu livros e iniciou parceria voltada à educação ambiental .

Imirante, com informações da assessoria

Exemplares do livro “A Praia em Agonia” foram distribuídos de graça. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – A Academia Maranhense de Letras (AML) realizou uma ação educativa com estudantes da Unidade Escolar João Pereira Martins, no bairro da Ilhinha, em São Luís, nesta segunda-feira (10), data em que a instituição completou 118 anos de fundação. A atividade uniu literatura e conscientização ambiental, com debates sobre mudanças climáticas, preservação da natureza e responsabilidade coletiva.

A iniciativa foi realizada em parceria com a Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís e contou com a participação do presidente da AML, Lourival Serejo, do vice-presidente Félix Alberto Lima e do juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara.

Durante o encontro, os estudantes conversaram sobre os impactos das mudanças climáticas e a importância da preservação dos recursos naturais. Os alunos também receberam exemplares do livro “A praia em agonia”, da escritora, educadora e advogada Dehlia, usado como ferramenta para aproximar a literatura das discussões ambientais.

AML promove consciência ambiental e cidadania

Lourival Serejo destacou que a educação tem papel fundamental na formação de uma sociedade mais consciente. Segundo ele, incentivar a reflexão sobre a preservação da natureza desde a infância contribui para a construção de cidadãos mais comprometidos com o futuro do planeta.

A conversa contou com a participação dos estudantes, que relacionaram os temas abordados com situações vividas no cotidiano de São Luís. Entre os exemplos citados estavam os problemas enfrentados por moradores de áreas de palafitas e locais sujeitos a alagamentos.

Programação acontece nos 118 anos da AML. (Foto: Divulgação)

Os alunos também lembraram desastres ambientais registrados em diferentes regiões, como enchentes, queimadas e tornados.

Parceria entre AML e escolas será ampliada

Durante a atividade, o juiz Douglas de Melo Martins explicou aos estudantes as causas das mudanças climáticas e do aquecimento global. Ele ressaltou que atitudes do dia a dia, como o descarte correto do lixo e a preservação de praias, rios e outros espaços naturais, contribuem para reduzir impactos ambientais.

A ação marcou o início de uma parceria entre a AML e a Vara de Interesses Difusos e Coletivos, com a proposta de levar livros, palestras e atividades educativas para escolas e comunidades de São Luís.

A iniciativa busca aproximar literatura e defesa dos interesses coletivos, utilizando a leitura e o diálogo como instrumentos de formação cidadã.

Leia outras notícias em Imirante.com.