SÃO LUÍS - O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, conquistou o 1º lugar no Indicador de Desempenho Ambiental (IDA) do Prêmio Antaq 2025, concedido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq ). O porto também ficou em 3º lugar na categoria Iniciativas Inovadoras em Sustentabilidade.
A premiação, que está na décima edição, reconhece iniciativas que contribuem para a melhoria dos serviços de transporte aquaviário no Brasil e incentivam boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
Prêmio dado ao Terminal Ponta da Madeira reconheceu iniciativa inovadora
Na categoria Maior Desempenho Ambiental, são avaliadas ações socioambientais e práticas de sustentabilidade adotadas pelos terminais. O reconhecimento ao terminal maranhense ocorreu entre os portos privados com movimentação superior a 5 milhões de toneladas.
Já na categoria de Iniciativas Inovadoras em Sustentabilidade, o 3º lugar foi concedido pelo projeto que utiliza lonas plásticas (polímeros) para cobrir pilhas de minério de ferro. A técnica cria uma proteção que reduz a emissão de poeira durante o armazenamento e ajuda a preservar a qualidade do material exportado.
O porto conseguiu cumprir um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, um dos critérios avaliados pela Antaq. A agência dividiu a premiação em cinco categorias e buscou estimular a adoção de práticas que elevem o padrão ambiental do setor.
Terminal Ponta da Madeira é o maior porto privado do país, segundo Antaq
Localizado em São Luís e operado pela Vale, o Terminal de Ponta da Madeira é classificado pela Antaq como o maior porto privado do país em movimentação de cargas. Especializado no embarque de minério de ferro, tem capacidade para cerca de 230 milhões de toneladas por ano e atende principalmente o mercado asiático.
Segundo Walter Pinheiro, diretor de operações do Terminal, a conquista é um passo importante na relação entre a preservação da natureza e o transporte portuário. “Mostramos que é possível operar em alta escala com excelência, segurança e respeito ao meio ambiente”, afirmou.
Saiba Mais
- Portos brasileiros movimentaram 1,4 bi de toneladas de cargas em 2025
- Medida provisória cria incentivos para a indústria naval e o setor de petróleo
- Movimentação portuária bate recorde por dois meses seguidos
- Movimentação portuária cresce quase 7% na Região Norte em março de 2025
- Sancionada prorrogação de incentivo para investimento em portos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.