VÍDEO: PM é acusada de atingir crianças com spray de pimenta durante desocupação no Araçagy
Ação ocorreu em terreno na Avenida Norte, em São José de Ribamar; corporação afirma que utilizou força progressiva e vai apurar denúncias.
SÃO LUÍS - Uma ação da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) durante a desocupação de um terreno na região do Araçagy, em São José de Ribamar, na Grande São Luís, gerou repercussão após relatos de que crianças teriam sido atingidas por spray de pimenta. O caso aconteceu no último domingo (8), na Avenida Norte.
Segundo testemunhas, policiais utilizaram spray de pimenta durante a operação para impedir a ocupação da área. Vídeos e relatos que circulam nas redes sociais apontam que o produto teria atingido o rosto de crianças que estavam no local, provocando irritação e choro.
De acordo com a Polícia Militar, as guarnições de plantão atuavam para impedir um “flagrante de invasão de propriedade”, com o objetivo de manter a ordem pública e evitar conflitos.
Em nota, a corporação afirmou que, em situações desse tipo, os agentes seguem o protocolo de uso progressivo da força, empregando instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO), como o spray de pimenta.
“A PMMA ressalta que as guarnições fazem uso progressivo da força, com instrumentos de menor potencial ofensivo, seguindo parâmetros legais e protocolos operacionais previstos para a atividade policial”, informou.
A polícia também declarou que eventuais denúncias de uso desproporcional da força serão investigadas por meio de procedimentos administrativos internos, além de órgãos de controle externo, como a Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público.
“A Corporação não compactua com quaisquer ilícitos, reafirmando seu compromisso com a legalidade, a ordem pública e o respeito aos direitos fundamentais”, diz trecho da nota.
Até o momento, não há informações oficiais sobre feridos ou registro de atendimento médico relacionado à ocorrência.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.