Política Estadual

Junior Viana deve reunir superintendentes regionais para discutir ações

Secretário de Articulação Política do Maranhão diz que pasta vai ampliar diálogo com prefeitos e deputados

Ysabelle Ribeiro/Ipolítica

Secretário de de Articulação Política do Maranhão, Junior Viana (mirante)

SÃO LUÍS- O novo secretário de Articulação Política do Maranhão, Júnior Viana, afirmou que a Secap seguirá atuando como ponte entre os municípios, o Legislativo e o governo estadual, com foco no diálogo permanente e no fortalecimento do municipalismo. A declaração foi dada durante entrevista à Mirante News, após sua nomeação oficial para a chefia titular da pasta.

Viana já exercia a função de subsecretário e agora passa a comandar oficialmente a Secretaria de Articulação Política, órgão estratégico do governo Carlos Brandão (PSB), especialmente em um ano marcado por eleições municipais.

Trajetória e relação com o governo

Com cerca de 30 anos de atuação política ao lado do governador Carlos Brandão, Júnior Viana destacou sua experiência prévia na Casa Civil e na própria Secap como fatores que contribuem para a continuidade do trabalho.

Segundo ele, a secretaria tem papel fundamental na condução política do Estado.

“A Secap é uma secretaria de diálogo, de entrosamento com toda a classe política, para fazer a articulação política do Maranhão e do governo Carlos Brandão”, afirmou.

Ponte entre municípios e governo

Atualmente, a Secap conta com 32 superintendências regionais espalhadas pelo Maranhão, responsáveis por acompanhar de perto as demandas locais. O secretário reforçou que a pasta mantém contato direto com prefeitos, deputados e lideranças políticas.

Entre as principais atribuições da Secap, estão:

  • articulação com prefeitos dos 217 municípios maranhenses;
  • diálogo permanente com deputados estaduais;
  • acompanhamento das demandas políticas regionais;
  • apoio na execução e articulação de emendas parlamentares estaduais.

“O governador é municipalista, já inaugurou mais de mil obras, e a Secap existe justamente para ajudar a articular toda essa parte política”, destacou.

Relação com o Legislativo

Júnior Viana também ressaltou o bom relacionamento da Secap com a Assembleia Legislativa do Maranhão. Segundo ele, o diálogo com a presidente da Casa, Iracema Vale, e com os deputados é constante.

“A articulação política junto ao Legislativo é extremamente necessária para garantir a aprovação das mensagens e projetos encaminhados pelo governo”, explicou.

Ele destacou ainda que, devido à diversidade regional, a secretaria busca ajustes constantes para equilibrar interesses políticos nas regionais.

Organização das regionais

Sobre a divisão das superintendências regionais, o secretário explicou que as indicações passam pelo diálogo com deputados, sempre respeitando o critério técnico definido pelo governador.

“O governador prima pelo lado técnico. Não adianta colocar alguém da educação para cuidar da saúde, por exemplo”, afirmou.

Programas e apoio aos municípios

Durante a entrevista, Júnior Viana destacou o Programa Pró-Municípios, coordenado com apoio da Secap, que oferece suporte técnico às prefeituras para fortalecer a gestão pública local.

O programa atua em eixos como:

  • apoio técnico institucional;
  • qualificação de gestores municipais;
  • sistemas de informação atualizados;
  • fortalecimento da governança local.

“A Secap faz essa ponte com as prefeituras para dar mais amplitude ao programa e melhorar a relação dos gestores com o governo do Estado”, disse.

Articulação com outras secretarias

O secretário também explicou como funciona a divisão de trabalho entre a Secap e a Secretaria de Assuntos Municipalistas, comandada por Orleans Brandão.

Segundo ele, a Secap organiza e sistematiza as demandas políticas regionais, que depois são encaminhadas ao governador e às demais pastas envolvidas, sempre com foco no municipalismo.

Próximos passos

Entre as próximas ações, Júnior Viana anunciou que pretende reunir, nas próximas semanas, os 32 superintendentes regionais para definir a pauta anual das ações municipalistas do governo.

Além disso, ele afirmou que seguirá visitando municípios para acompanhar de perto as demandas locais.

“Vamos continuar viajando, acompanhando os municípios e trabalhando em prol do Maranhão e dos maranhenses”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.