COLUNA
Carla Lima
Carla Lima é jornalista de política do Grupo Mirante.
Eleições 2026

Na Assembleia Legislativa, somente 36 deputados concorrerão a reeleição

Dos 42 parlamentares, dois não sairão mais candidatos e quatro concorrerão a uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Carla Lima/Ipolítica

Depois de duas eleições para prefeito de São Luís, Yglésio Moyses vai tentar mandato de deputado federal em 2026 (Divulgação / Agência Assembleia)

SÃO LUÍS - Da atual composição da Assembleia Legislativa, somente 36 deputados deverão concorrer a reeleição. Quatro concorrerão a Câmara dos Deputados e dois não mais disputarão. Os nomes para concorrer o mandato federal são Othelino Neto (Solidariedade), Fernando Braide (Solidariedade), Yglesio Moyses (PRTB) e Helena Duailibe (PP).

Os dois deputados que não mais buscarão a reeleição são Júnior França (PP) e Edna Silva (PRD). No primeiro caso, o parlamentar vai abrir espaço para a esposa, a ex-prefeita de Santa Luzia, França do Macaquinho. Ela deve entrar na disputa por uma das cadeiras da Assembleia. Já a deputada Edna decidiu com seu grupo político não mais concorrer e sim apoiar outros nomes que entrarão pela primeira vez na disputa.

 Dos que concorrerão para a Câmara dos Deputados, estão com as definições praticamente fechadas os deputados Othelino Neto, que vai disputar pelo PSB, partido comandado pelo esposa, a senadora Ana Paula Lobato.

Othelino está formando a chapa para deputado federal sabendo que não contará com o secretário Bira do Pindaré que volta para o PT e com o deputado federal Duarte Júnior em negociação avançada com o União Brasil. O suplente de deputado federal, Cleyton Noleto não deve entrar na disputa de federal.

Projeto também já fechado para ir para Brasília é do irmão do prefeito de Eduardo Braide, prefeito de São Luís, Fernando Braide. Ele está no Solidariedade, mas deve concorrer a uma vaga de deputado federal pelo partido do irmão, PSD.

Quem já tem caminho definido também são os deputados Yglésio Moyses e Helena Duailibe. Eles dois vão para o PRD, partido comandado pelo deputado federal Marreca Filho. Os três comporão a chapa para Câmara Federal juntamente com Luciano Genésio, ex-prefeito de Pinheiro.

Os demais deputados estaduais estão aguardando os direcionamentos de seus grupos para definir os partidos que irão conforme mostrou a coluna Estado Maior.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.