Alerta!

Afogamento: bombeiros reforçam operação Praia Segura na Grande São Luís durante as férias

O Corpo de Bombeiros destaca que em 2025 o Maranhão registrou 70 casos de afogamento; 24 foram fatais. Só em São Luís foram 20 casos, dois deles com morte.

Imirante.com, com informações do CBMMA

Atualizada em 02/01/2026 às 20h53
Em dias de grande movimento, a vigilância é intensificada. O aumento de banhistas pode gerar aglomerações que dificultam o trabalho dos salva-vidas e comprometem a segurança coletiva. (Foto: Divulgação/BBMar)

SÃO LUÍS – O início das férias, aliado ao primeiro fim de semana do ano, trouxe grande movimentação às praias da Região Metropolitana de São Luís. Para prevenir incidentes e evitar ocorrências graves, como afogamento que pode levar à morte, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) reforçou a operação Praia Segura, que no ano passado realizou mais de 24 mil ações preventivas, de orientação e atendimentos. 

Segundo a corporação, o trabalho significou milhares de vidas salvas e demonstrou resultados positivos.

“Nosso principal objetivo, durante o período de férias, é proporcionar segurança aos banhistas, alertando sobre os riscos de afogamentos e enfatizando que os cuidados na orla marítima são essenciais. O mar é imprevisível e é fundamental que todos respeitem as orientações dos guarda-vidas e tenham atitudes seguras”, afirmou o comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar), major Jonatan Coutinho.

O CBMMA destaca que, em São Luís, foram registrados 20 casos de afogamento, dois deles com morte em 2025. E, no Maranhão, os números são ainda mais preocupantes: 70 ocorrências relacionadas a afogamento, sendo 24 mortes.

Leia também:

Risco de afogamento: vigilância reforçada

Em dias de grande movimento, a vigilância é intensificada. O aumento de banhistas pode gerar aglomerações que dificultam o trabalho dos salva-vidas e comprometem a segurança coletiva. 

A operação contempla:

  • Reforço da presença dos guarda-vidas do BBMar na orla;
  • Ações de prevenção e orientação;
  • Abordagens educativas com banhistas e frequentadores das praias.

 

“O comportamento seguro na água pode ser a diferença entre a diversão e o risco de tragédias”, frisou o comandante.

Orientações básicas para evitar afogamento

As equipes do BBMar reforçam que a colaboração dos cidadãos é decisiva para evitar acidentes. Entre as principais recomendações estão:

  • Evitar consumo de álcool antes de entrar no mar. “O consumo excessivo pode prejudicar os reflexos e a capacidade de julgamento, aumentando as chances de um afogamento”, alertou o major.
  • Escolher profundidades seguras, mantendo-se em locais onde a água não ultrapasse a altura do umbigo.
  • Atenção redobrada às crianças, que devem estar sempre acompanhadas de um responsável e usar coletes salva-vidas em locais de mar agitado.

 

Segundo o comandante, o afogamento é um acidente que pode ser evitado com atitudes simples e prudentes. Durante a operação, as equipes também orientam sobre primeiros socorros em caso de emergência.

Aplicativo Praia Segura SLZ

Na última semana, o Corpo de Bombeiros lançou o aplicativo Praia Segura SLZ, que reúne informações sobre:

  • Locais de risco e dicas de segurança;
  • Características das praias (extensão, presença de guarda-vidas, atendimento médico e postos de saúde próximos);
  • Tábua de maré (dias e horários de maré cheia ou baixa);
  • Situação de balneabilidade, indicando locais adequados para banho;
  • Endereços dos postos de guarda-vidas.

 

“O aplicativo foi criado para prestar informação rápida e acessível às pessoas. É mais uma forma de orientar e informar o banhista para evitar acidentes que podem ser fatais”, ressaltou o major Jonatan Coutinho. A ferramenta também traz vídeos com dicas de comportamento em rios, piscinas e praias, além de permitir acionar os guarda-vidas.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.