Duarte confirma que acionou Conselho de Ética contra Bilynskyj por ofensas ao MA
Deputado paulista Paulo Bilynskyj disparou ofensas contra o estado em podcast e redes sociais; líder da bancada maranhense rebateu as declarações.
O deputado federal e coordenador da bancada maranhense na Câmara, Duarte Júnior (PSB), confirmou à coluna que acionou o Conselho de Ética contra o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP).
A medida ocorre após uma série de declarações consideradas xenofóbicas e ofensivas proferidas pelo parlamentar paulista contra o Estado do Maranhão.
A polêmica ganhou novos capítulos após Bilynskyj utilizar suas redes sociais para chamar o Maranhão como um estado “corrupto, falido e desnecessário”.
O comentário foi feito ao citar a prisão do prefeito de Turilândia, Paulo Curió (União). O deputado já havia usado termos chulos para comparar o Maranhão ao estado de Santa Catarina.
Ofensas em podcast e redes sociais
Durante participação em um podcast, Bilynskyj discutia a possibilidade de fusão de estados e utilizou o Maranhão como exemplo negativo de "heterogeneidade".
“Agora compara Santa Catarina com o Maranhão. Compara. É o mesmo país. Dá para comparar? Não dá, né?”, disparou o parlamentar na ocasião, comparando o Maranhão a um excremento.
Após a repercussão negativa, Bilynskyj voltou a atacar o estado em seu perfil na rede social X (antigo Twitter), afirmando que sua crítica não era ao povo, mas à viabilidade da unidade federativa, a qual chamou de "desnecessária".
Duarte Júnior rebate e cita casos em SP
Em resposta, Duarte reagiu duramente e destacou que a corrupção é um problema nacional que não justifica ataques estigmatizantes contra um estado.
O parlamentar maranhense lembrou escândalos ocorridos em São Paulo para confrontar o deputado.
"Basta observar o que ocorre no estado em que você mora: Trensalão, Máfia da Merenda, esquemas bilionários no metrô. Infelizmente, esse é um problema de todo o Brasil", afirmou Duarte.
"Quem combate a corrupção com seriedade aponta culpados, não estados. Respeite o Maranhão", pontuou.
O que diz Paulo Bilynskyj
Ao Metrópoles, o deputado Paulo Bilynskyj afirmou que suas declarações expressam "opinião pessoal", alegando que sua manifestação é garantida pela imunidade parlamentar e pela Constituição.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.