Homicídio

Suspeito de matar criança na Irlanda é preso pela PF em São Luís; ele está no Brasil de forma irregular

O homem, um cidadão irlandês, está em processo de deportação; uma ex-companheira dele também foi presa nesta semana, na Irlanda, suspeita de participar do crime.

Imirante.com

Atualizada em 23/12/2025 às 17h22
A criança tinha cerca de 3 anos quando foi morta. (Foto: Colin Keegan)

SÃO LUÍS - A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (23), um cidadão irlandês de 32 anos, em São Luís. O homem é suspeito de envolvimento no homicídio de uma criança de 3 anos na Irlanda e estava no Brasil em situação migratória irregular.

A ação foi realizada por policiais da Delegacia de Polícia de Migração (Delemig) da Polícia Federal no Maranhão, com apoio do Núcleo de Cooperação Internacional. A prisão foi realizada após um trabalho conjunto entre a PF e a Polícia Nacional da Irlanda, a An Garda Síochána.

Suspeito de matar criança na Irlanda é preso no Maranhão

De acordo com as investigações, o suspeito é apontado como envolvido na morte do menino Daniel Aruebose, em 2021, quando a criança tinha cerca de 3 anos. Os restos mortais do menino foram encontrados em uma área no norte de Dublin, e o caso passou a ser tratado como homicídio pelas autoridades irlandesas.

Ainda conforme informações da polícia da Irlanda, uma mulher na faixa dos 20 anos, ex-companheira do suspeito preso em São Luís, foi presa nesta semana em Dublin, suspeita de participação no crime. A investigação segue em andamento.

Irlandês em situação irregular é preso pela PF

Em nota, o chefe da Delemig no Maranhão, delegado da Polícia Federal Luís André Almeida, destacou que a prisão reforça a importância do controle migratório aliado à cooperação internacional no combate a crimes graves. "Essa prisão é um exemplo da eficácia de instrumentos de controle migratório conjugados com a cooperação internacional entre as autoridades policiais e reforça o compromisso da Polícia Federal em combater crimes graves, independentemente de onde sejam cometidos", afirmou.

O processo de deportação do suspeito segue em trâmite, e ele deverá ser devolvido à Irlanda, onde ficará à disposição da Justiça para responder às acusações de homicídio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.