A força do Sesc Maranhão está na capacidade de dialogar com a diversidade cultural, social e econômica do estado. Por meio de unidades fixas, ações itinerantes e projetos integrados, o Sesc amplia seu alcance e garante que seus serviços cheguem a diferentes públicos, da capital ao interior, respeitando identidades e fortalecendo comunidades. Em 2025, mais de um milhão e meio de maranhenses foram alcançados por meio de mais de 229 mil projetos e ações do Sesc nas suas cinco áreas de atuação.
No âmbito cultural, o Sesc Maranhão valoriza as expressões artísticas locais e nacionais, contribuindo para a preservação da identidade maranhense e para o fortalecimento da economia criativa. Com uma programação múltipla e acessível, a cultura no Sesc se apresenta em variados formatos, para as mais
diferentes idades. Em 2025, a instituição promoveu 1.887 ações culturais no estado, sendo 636 apresentações para mais de 196 mil pessoas.
Na educação, desenvolve programas que estimulam o aprendizado contínuo, a formação cidadã e a inclusão social. Em 2025, o Sesc Maranhão ensinou os primeiros passos na educação básica de crianças de 3 a 5 anos, alfabetizou e profissionalizou adultos e preparou jovens para o vestibular. Mais de 700 alunos foram contemplados com um ensino de qualidade e gratuito em São Luís, Caxias e Itapecuru-Mirim.
Já nas áreas de saúde, esporte e lazer, promove ações de prevenção, bem-estar e cuidado diariamente. Em 2025, o Sesc movimentou mais de 184 mil pessoas por meio de atividades físicas, esportivas e recreativas. Nos consultórios odontológicos, unidades móveis Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc e ações da Educação em Saúde, mais de um milhão de pessoas foram atendidas na capital e interior do estado.
Na alimentação, os Restaurantes do Sesc são referência e beneficiam milhares de trabalhadores do comércio. Com preços diferenciados para a categoria, ao longo do ano, serviu quase um milhão de refeições e ampliou o número de restaurantes na capital, além de modernizar o restaurante do Sesc Olho D’Água.
A solidariedade faz parte da história do Sesc Maranhão. E sua principal força de ação é o Mesa Brasil. O Programa é uma das maiores iniciativas de segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos no Brasil.
Alicerçado em parcerias solidárias, no Maranhão, em 2025, complementou a refeição de 21 mil pessoas por mês, arrecadando mais de 375 toneladas de alimentos no ano.
A democratização do acesso esteve presente em todas as frentes de atuação do Sesc Maranhão. Em 2025, foram realizadas 75.434 ações gratuitas, que beneficiaram 601.517 pessoas. Uma dessas iniciativas foi o Descobrindo o Brasil com o Sesc. O projeto presenteou 148 comerciários e seus dependentes com viagens gratuitas pelo Maranhão e no Nordeste. Um dos destinos foi o Jalapão. “Foi um sonho realizado. É a primeira vez que viajo para outro estado. Nunca imaginei poder conhecer um lugar tão bonito e diferente. E fui muito agraciado por poder comemorar meu aniversário de 60 anos durante a viagem e viver tudo isso ao lado da minha esposa e da nossa filha. Sou comerciário e Sesc de carteirinha há 30 anos e esse foi um dos melhores presentes que o Sesc me deu”, relatou Lourinaldo Viana.
O ano também foi marcado por importantes avanços em infraestrutura e ampliação de serviços. Um dos destaques foi a inauguração do Espaço Sesc de Música, no centro de São Luís, que se tornou o endereço oficial do projeto de educação musical e atendeu 294 participantes ao longo do ano, fortalecendo a formação artística e musical no estado.
Um compromisso que segue em movimento
O impacto do trabalho do Sesc Maranhão se reflete não apenas em números, mas nas histórias de transformação que nascem a partir de cada projeto, oficina, espetáculo ou atendimento realizado. Com uma gestão comprometida e um olhar atento às demandas contemporâneas, a instituição mantém um trabalho contínuo de inovação, ampliando parcerias e fortalecendo sua presença em todo o estado.
Mais do que oferecer serviços, o Sesc Maranhão reafirma diariamente seu compromisso com o desenvolvimento social do estado, investindo em pessoas e contribuindo para a construção de um futuro mais justo, inclusivo e sustentável. Em 2026, a entidade continuará ampliando esse trabalho na
capital e nos interiores, proporcionando mais qualidade de vida aos maranhenses, especialmente aos trabalhadores do comércio e seus familiares.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.