SÃO LUÍS - Moradores da Vila Nova República, bairro situado na zona rural de São Luís que fica situado na região do Maracanã, perderam móveis e bens durante alagamento provocado pelas fortes chuvas que caíram na Ilha no fim de semana.
Várias casas da Rua São Francisco, por exemplo, tiveram parte de suas estruturas submersas pela água. Idosos e crianças precisaram ser resgatados por voluntários que se organizaram em grupos.
A população sustenta que a enchente se formou e ganhou força por causa de uma obra não acabada, de responsabilidade da Prefeitura de São Luís. Parte do material da obra que estava acomodado em via pública, foi levada pela correnteza.
Moradores perderam todos móveis e eletrodomésticos
Moradores relataram os transtornos em reportagem ao vivo transmitida pelo Bom Dia Mirante nesta segunda-feira. As imagens mostraram infraestrutura precária das ruas e muita água acumulada ainda no local.
A água das fortes chuvas derrubou muros e invadiu casas e estabelecimentos comerciais. Os prejuízos ainda são incalculáveis.
Moradores denunciaram a não conclusão da obra de drenagem profunda realizada pela gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD).
“Ontem a tarde a gente sofreu aqui uma chuva tremenda e o que é pior. A prefeitura fez, na obra, fez uma barragem de metros e a gente só não sofreu um caos pior por que o morador veio, abriu e me salvou. Talvez eu não estaria nem dando essa reportagem hoje. Uma obra que foi parada por três meses. Desrespeitaram a população e a natureza fazendo uma barragem. Por pouco não estamos mortos hoje”, disse uma moradora identificada como Silvia.
Ela afirmou, ao lado de outros moradores, que todas as casas daquela via foram invadidas pela água. A comunidade sofreu momentos de medo e muita tensão.
Ruas ficaram tomadas por lama e buracos
Além da Rua São Francisco, outras vias do bairro ficaram tomadas por lama e buracos, impossibilitando o tráfego de veículos. Na manhã desta segunda-feira (22), moradores se organizaram para reparar os danos nos imóveis.
Todos, contudo, relatam medo pelas próximas chuvas.
Outro lado
O Imirante entrou em contato com a comunicação da Prefeitura de São Luís para obter uma resposta sobre o tema, e aguarda resposta.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.